21 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoMovimentos de direita convocam ato "Fora, Moraes" em Belo Horizonte após 24 ...

Movimentos de direita convocam ato “Fora, Moraes” em Belo Horizonte após 24  pedidos de impeachment

Manifestação "Fora, Moraes" marcada para Belo Horizonte

Após o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentado por deputados no dia 9 de setembro, a contagem de solicitações para a remoção do magistrado chegou a 24. Esse número é o maior entre todos os ministros da Corte. Além de Moraes, outros membros do STF, como Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes, também são alvos de pedidos semelhantes, embora em menor número.

Conforme o levantamento do site Poder360, de 60 pedidos de impeachment contra ministros do STF, 40% deles visam Alexandre de Moraes. Luís Roberto Barroso, atual presidente da Corte, aparece em segundo lugar com 17 pedidos. Juntos, eles somam quase 70% das tentativas de afastamento. Os outros 19 pedidos se distribuem entre ministros como Gilmar Mendes (6), Cármen Lúcia (4) e Dias Toffoli (3). Da atual composição, apenas André Mendonça e Cristiano Zanin ainda não foram alvo de petições.

Novo pedido de impeachment

O pedido de impeachment mais recente contra Alexandre de Moraes foi redigido pelos deputados federais Marcel van Hattem (Novo-RS), Bia Kicis (PL-DF), Caroline de Toni (PL-SC) e os juristas Sebastião Coelho e Rodrigo Marinho. Coelho, ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), foi uma das principais vozes na formulação do documento, que conta com 52 páginas.

Este pedido já conta com a adesão de 152 deputados e apoio de ao menos 36 senadores. Para que o processo seja oficialmente pautado no Senado, são necessários mais cinco votos, alcançando a maioria simples. No entanto, para a cassação de Moraes, seriam necessários os votos de dois terços dos senadores, ou seja, 54 parlamentares.

Manifestação “Fora, Moraes” marcada para Belo Horizonte

Após as manifestações no dia 7 de setembro na Avenida Paulista, movimentos de direita estão organizando um novo ato pedindo o impeachment de Moraes, desta vez em Belo Horizonte. A manifestação “Fora, Moraes” está marcada para o dia 29 de setembro, às 10h, na Praça da Liberdade, região centro-sul da capital mineira. Movimentos locais como o “Direita BH” e lideranças conservadoras de São Paulo estão à frente da organização.

O objetivo do ato é pressionar o Senado Federal, presidido pelo senador mineiro Rodrigo Pacheco (PSD), a pautar o impeachment do ministro. Lideranças políticas de direita de diversas regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, Goiás, Paraná e Brasília, já confirmaram presença. Além de deputados estaduais, federais e senadores, influenciadores digitais conservadores também devem participar da manifestação.

Apesar do evento estar atraindo figuras importantes do cenário político conservador, o ex-presidente Jair Bolsonaro ainda não confirmou sua presença. Organizações locais afirmam que a lista de participantes ainda deve crescer nos próximos dias, apesar da concorrência com as agendas políticas relacionadas às eleições municipais que ocorrem em todo o Brasil.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br