28.4 C
Belo Horizonte
InícioGeralBanco de Tecidos Oculares do João XXIII promove roda de conversa sobre...

Banco de Tecidos Oculares do João XXIII promove roda de conversa sobre doação de córneas durante Setembro Verde

O Banco de Tecidos Oculares (BTOC) do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, realizou uma roda de conversa na terça-feira (17/9) como parte da campanha Setembro Verde, que promove a conscientização sobre a doação de órgãos. O evento reuniu transplantados, profissionais de saúde e especialistas em transplantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais.

A roda de conversa destacou o papel essencial de cada etapa do processo de doação de córneas, desde a identificação dos doadores até o transplante e o pós-operatório. Segundo Priscila Cunha, oftalmologista responsável pelo Banco de Olhos do João XXIII, “o papel de cada um importa no processo de transplantes”.

Durante o evento, Paulo Lener, coordenador do Núcleo de Tecidos Oculares do MG Transplantes, apresentou dados sobre as doações de córneas e discutiu estratégias para reduzir a fila de espera por transplantes. Ele destacou a necessidade de reestruturar as CIHDOTT’s, equipes responsáveis pela captação de doadores, afetadas pela pandemia.

Cristina Matias, uma das participantes transplantadas, compartilhou sua experiência e emocionou ao relatar como o transplante de córneas transformou sua vida. “Eles me deram a possibilidade de enxergar. A transformação da dor em amor é algo incrível”, afirmou.

A coordenadora do BTOC, Deborha Pereira Silva, ressaltou que ações como essa são fundamentais para sensibilizar a população sobre a importância da doação de córneas, que pode restaurar a visão em mais de 90% dos casos.

Minas Gerais conta com três bancos de tecidos oculares: no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, no Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora, e no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.


 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br