29.2 C
Belo Horizonte
InícioGeralApós cinco meses de estiagem, Belo Horizonte registra chuva e mais precipitações...

Após cinco meses de estiagem, Belo Horizonte registra chuva e mais precipitações são esperadas

Depois de cinco meses sem chuva, Belo Horizonte finalmente registrou as tão aguardadas precipitações no último fim de semana. A chuva, embora ainda de forma isolada e tímida, trouxe alívio para os moradores da capital mineira, que enfrentaram uma das maiores secas da história recente da cidade. A expectativa é que mais chuvas ocorram nesta segunda-feira (23), conforme informações da Defesa Civil de BH.

Estiagem Histórica

A cidade ficou 155 dias consecutivos sem chuva significativa, sendo essa a segunda maior estiagem registrada em Belo Horizonte, superada apenas pelos 198 dias de seca em 1961. Entre os dias 21 e 22 de setembro, algumas regiões da capital e da Região Metropolitana já começaram a registrar precipitações. No entanto, as regiões Leste, Nordeste, Norte, Pampulha e Venda Nova ainda não viram nenhuma gota de chuva.

No sábado (21), o volume de chuva registrado foi inferior a um milímetro, com a maior parte concentrada na região do Barreiro, que acumulou 4,2 milímetros de precipitação — equivalente a 8,5% da média climatológica para o mês de setembro, que é de 49,2 milímetros. Outras regiões, como Centro-Sul, Oeste e Noroeste, tiveram chuvas entre 0,6 e 0,8 milímetros.

Previsão para Segunda-feira

A previsão para esta segunda-feira (23) indica céu parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas a partir do período da tarde. A Defesa Civil emitiu um alerta válido até 8h da manhã, informando que as precipitações podem acumular entre 20 e 30 milímetros. Além disso, há risco de raios e rajadas de vento de até 50 km/h.

Apesar das previsões de chuva, a tendência é que as precipitações sejam de curta duração. A partir de terça-feira (24), a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica um retorno ao tempo seco, sem expectativas de chuvas até pelo menos quinta-feira (26).

Cuidados Durante o Período de Chuvas

Diante da possibilidade de chuvas intensas, a Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de inundação e alagamentos. Além disso, é importante evitar estacionar veículos próximos a árvores e não se abrigar em locais com riscos de deslizamentos ou quedas de galhos.

Impactos da Seca

O período de seca prolongada afetou não apenas a qualidade do ar na cidade, mas também a umidade relativa do ar, que chegou a níveis preocupantes. Durante a estiagem, os índices de umidade caíram para níveis inferiores a 20%, o que colocou a cidade em estado de alerta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O nível ideal de umidade do ar varia entre 40% e 70%, mas, durante o pico da seca, Belo Horizonte registrou índices abaixo de 30%.

Expectativa para a Primavera

Embora a chuva tenha chegado, o período chuvoso propriamente dito só está previsto para começar em outubro, com a chegada mais intensa das chuvas de primavera. Até lá, os moradores podem esperar mais dias de sol forte e altas temperaturas, com máximas que podem atingir 32°C, como previsto para esta segunda-feira. A amplitude térmica também será uma característica marcante do início da primavera, com diferenças significativas entre as temperaturas mínimas e máximas.

Monitoramento e Alerta

A Defesa Civil de Belo Horizonte e o Inmet seguem monitorando as condições climáticas e emitindo alertas sempre que houver risco de chuvas intensas ou outros fenômenos climáticos que possam impactar a população. Para emergências, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Com a expectativa de mais chuvas nos próximos dias, os belo-horizontinos podem, aos poucos, ver a cidade se livrar dos efeitos da estiagem e do calor intenso. No entanto, o monitoramento e os cuidados permanecem essenciais para garantir a segurança da população durante esse período de transição climática.


 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br