29.7 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoIsrael anuncia morte de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, em bombardeio em...

Israel anuncia morte de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, em bombardeio em Beirute

O Exército de Israel anunciou neste sábado (28) a morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em um bombardeio realizado na sexta-feira contra um reduto do grupo na periferia sul de Beirute, capital do Líbano. O comunicado foi divulgado pelo porta-voz do Exército israelense, Nadav Shoshani, na rede social X (antigo Twitter), afirmando: “Hassan Nasrallah está morto”.

Outro porta-voz israelense, David Avraham, também confirmou a informação à agência de notícias AFP, afirmando que Nasrallah, chefe do Hezbollah há mais de três décadas, foi “eliminado” durante a operação militar. No entanto, até o momento, o Hezbollah não fez uma declaração oficial confirmando a morte de seu líder.

De acordo com uma fonte próxima ao grupo, o movimento pró-Irã “perdeu o contato” com Nasrallah na noite de sexta-feira, após os ataques israelenses que atingiram o quartel-general central do Hezbollah. Além de Nasrallah, o Exército de Israel informou que o comandante Ali Karake, responsável pela frente sul do grupo, também foi morto, junto com outros membros da organização.

Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah desde 1992, era visto por Israel como um dos principais responsáveis por planejar e executar ataques contra soldados e civis israelenses. Em comunicado, o Exército de Israel destacou que Nasrallah esteve por trás de “milhares de atividades terroristas” e foi responsável por ataques que causaram a morte de pessoas de diversas nacionalidades ao redor do mundo.

A morte de Nasrallah, caso confirmada, marca um momento crítico no conflito de longa data entre Israel e o Hezbollah, considerado um dos maiores grupos armados do Líbano e um arqui-inimigo de Israel. A comunidade internacional aguarda uma resposta oficial do Hezbollah e possíveis desdobramentos do ataque.


 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br