25.8 C
Belo Horizonte
InícioPolíticaELEIÇÕES 2024Eleições 2024: BH tem disputa eleitoral mais incerta desde a redemocratização

Eleições 2024: BH tem disputa eleitoral mais incerta desde a redemocratização

Aliados de Bolsonaro lideram em 13 capitais, enquanto os de Lula estão à frente em duas, o que pode influenciar a dinâmica eleitoral em Belo Horizonte e em outros grandes centros urbanos.

As eleições municipais de Belo Horizonte em 2024 se mostram como as mais imprevisíveis desde a redemocratização, com três candidatos tecnicamente empatados na disputa pela liderança, segundo as últimas pesquisas de intenção de voto. Levantamentos dos institutos Datafolha e Itatiaia/Doxa indicam que Fuad Noman (PSD), atual prefeito, Mauro Tramonte (Republicanos) e Bruno Engler (PL) estão com percentuais muito próximos, brigando pelas duas vagas do segundo turno.

A pesquisa Itatiaia/Doxa, divulgada na última sexta-feira (4), mostra Mauro Tramonte numericamente à frente, com 22,9% das intenções de voto, seguido por Bruno Engler, com 21,8%, e Fuad Noman, com 21%. Com uma margem de erro de 2,67 pontos percentuais, os três estão tecnicamente empatados. Já o Datafolha, também publicado na sexta-feira (3), confirma esse cenário, colocando os três candidatos com 21% das intenções de voto.

O cenário relembra disputas anteriores em BH, como em 1996, quando Célio de Castro (PSB) venceu o primeiro turno com 40,77% dos votos válidos, enquanto Amilcar Martins (PSD) garantiu a segunda vaga ao derrotar Virgílio Guimarães (PT) por uma margem de apenas 50 mil votos. A eleição de 1992 também foi apertada, com Patrus Ananias (PT) avançando ao segundo turno com 36,91% dos votos, seguido por Maurício Campos (PL), que superou Aécio Neves (PSDB) por uma diferença de menos de 50 mil votos.

Além disso, as eleições de 2024 nas capitais do Brasil mostram um embate entre candidatos apoiados por Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo pesquisas, aliados de Bolsonaro lideram em 13 capitais, enquanto os de Lula estão à frente em duas, o que pode influenciar a dinâmica eleitoral em Belo Horizonte e em outros grandes centros urbanos.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br