26.7 C
Belo Horizonte
InícioGeralUso de caminhonete como táxi passa a ser autorizado em Belo Horizonte

Uso de caminhonete como táxi passa a ser autorizado em Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) autorizou o uso de caminhonetes como táxi por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nesta sexta-feira, 4 de outubro. A medida foi implementada para atender à demanda da categoria, permitindo que motoristas transportem volumes maiores e cargas leves, como compras de supermercado e bagagens.

De acordo com o decreto, os veículos que desejam operar como táxi devem atender a alguns requisitos:

  • Cabine dupla: As caminhonetes devem ser de cabine dupla.
  • Potência mínima: Devem ter uma potência mínima de 130 cavalos (para modelos a gasolina).
  • Capacidade da caçamba: A caçamba deve ter uma capacidade máxima de 990 litros, que pode ser utilizada apenas para transportar volumes pertencentes aos passageiros.
  • Capota impermeável: Os automóveis precisam estar equipados com capota impermeável.

A regulamentação proíbe o transporte de itens que excedam as dimensões da caçamba ou que causem deformações na capota. Além disso, é vedado circular com a tampa da caçamba aberta ou com o uso de extensores e acessórios semelhantes.

Carlos Roberto Luiz Fernandes, presidente do Sindicato dos Taxistas de Minas Gerais (Sincavir), ressaltou a importância da medida para a categoria, afirmando que a possibilidade de transportar maior volume agregará valor ao trabalho dos taxistas. Ele mencionou que a função de transporte de envios de mercadorias pode ser incluída no aplicativo Táxi Belô, permitindo aos taxistas competirem também no setor de pequenos fretes, onde já existem aplicativos que oferecem esse tipo de serviço.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br