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Brasil se destaca com 22 cursos de graduação entre os melhores do mundo, revela QS World University Rankings 2024  

O Brasil conquistou um feito notável ao ter 22 cursos de ensino superior classificados entre os 50 melhores do mundo, de acordo com o ranking de universidades da QS (Quacquarelli Symonds) World 2024. Esses resultados colocam o Brasil como líder na América Latina nesse quesito.

O curso de Odontologia é o mais destacado, com quatro universidades brasileiras figurando entre as 50 melhores. A Universidade de São Paulo (USP) lidera nessa área, ocupando o 13º lugar.

Na sequência, aparecem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 23º lugar, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 36º lugar e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 50º lugar.

O curso de Engenharia de Petróleo também se destaca, com três instituições brasileiras entre as 50 melhores. A Unicamp lidera entre as brasileiras (22º lugar), seguida pela USP (24º lugar) e pela UFRJ (42º lugar).

Ben Sowter, vice-presidente sênior da QS, elogiou o desempenho do Brasil, destacando os ganhos significativos em todos os indicadores da QS, especialmente em reputação. Ele enfatizou que o Brasil é um dos principais destinos de estudo do mundo em Odontologia, ao lado da Austrália, Reino Unido e EUA.

Este ano, mais de 16,4 mil programas universitários de mais de 1,5 mil universidades em 96 países foram avaliados neste ranking. No Brasil, foram analisadas 309 graduações de 28 universidades. A USP lidera entre as instituições brasileiras, com 44 cursos entre os 100 melhores do mundo, quase cinco vezes mais do que sua concorrente mais próxima, a Unicamp, que possui 9 cursos no top 100.

Harvard é a instituição com melhor desempenho global, liderando em 19 cursos, seguida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que lidera em 11 cursos. O Reino Unido também se destaca, com a Universidade de Oxford liderando em quatro cursos.

Os critérios de avaliação da QS incluem reputação acadêmica, empregabilidade, proporção de professores por aluno, corpo docente com PhD, rede internacional de pesquisa, citação por artigo, artigos por instituição e alcance na internet.


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