25.8 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoOperação desmonta esquema do PCC que bancava campanhas políticas em troca de...

Operação desmonta esquema do PCC que bancava campanhas políticas em troca de favorecimento em licitações  

Funcionários do governo, incluindo políticos e servidores, eram subornados para facilitar as fraudes nas licitações.

Nesta terça-feira (16), o Ministério Público de São Paulo (MPSP) e a Polícia Militar deflagraram uma operação conjunta para desmantelar uma organização criminosa ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC) que corrompia agentes públicos, incluindo políticos e servidores, em troca de vantagens em licitações públicas.

As investigações revelaram que esse grupo criminoso financiou campanhas políticas com o objetivo de obter favores na condução de contratos do governo para empresas associadas ao PCC. Uma vez eleitos, esses políticos direcionavam licitações públicas para companhias “laranjas” ligadas à organização criminosa, as quais utilizavam esses contratos para lavagem de dinheiro proveniente das atividades ilícitas do PCC.

A promotora Flávia Flores esclareceu que o esquema fraudulento abrangia concorrências públicas em todo o estado, com desfechos direcionados para empresas fictícias vinculadas ao PCC. Funcionários do governo, incluindo políticos e servidores, eram subornados para facilitar as fraudes nas licitações.

A operação resultou na execução de 15 mandados de prisão temporária e 42 mandados de busca e apreensão em diversos locais, incluindo prefeituras, câmaras municipais e empresas situadas em cidades como Guararema, Poá, Itatiba, Ferraz de Vasconcelos, Santa Isabel, Arujá e Cubatão.

Durante as ações, foram apreendidas quatro armas de fogo, uma grande quantidade de munições, 22 telefones celulares, 22 notebooks, além de cheques totalizando 3,5 milhões de reais e 600 mil reais em dinheiro vivo. As investigações continuam com o objetivo de identificar todos os envolvidos no esquema e responsabilizá-los por suas atividades criminosas.


[banner id=”303

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br