19.1 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoNobel da Paz critica ignorância de Lula sobre ditadura no Irã

Nobel da Paz critica ignorância de Lula sobre ditadura no Irã

Ebadi revelou o constrangimento diplomático causado pela postura de Lula

Shirin Ebadi, ativista iraniana pelos direitos humanos e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2003, lançou críticas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apontando sua ignorância em relação ao autoritarismo do regime teocrático do Irã.

Em entrevista à Folha de São Paulo, Ebadi expressou seu descontentamento com o silêncio de Lula em face das atividades do Estado de Israel em Gaza e sua minimização das ações do regime de Teerã. Ela lamentou a falta de informação do ex-presidente, especialmente referindo-se à sua visita ao Irã em 2010, durante a qual Lula expressou apoio ao regime iraniano.

“Lamento com amargura que o presidente Lula não esteja bem informado, o que o levou a fazer uma visita ao Irã e a apoiar o regime iraniano”, afirmou a ativista, acrescentando: “Eu protestei na época. E transmiti essa mensagem a ele, dizendo que ele estava equivocado. Que, se ele é de esquerda e defensor da classe operária, deveria saber que o regime iraniano é inimigo da classe operária.”

Ebadi revelou o constrangimento diplomático causado pela postura de Lula, destacando que mesmo entre os intelectuais de esquerda havia consenso sobre a inadequação da atitude do ex-presidente. Ela enfatizou a importância de ter uma postura crítica mais ampla, indicando que apenas se opor aos Estados Unidos não é suficiente. “É preciso ter outras coisas a dizer. O presidente Lula tem tendência a achar que basta ser contra os EUA para que se esteja do lado dele, que os inimigos dos meus inimigos são meus amigos. Já tentei transmitir essa mensagem a ele várias vezes, e eu o faço mais uma vez nesta ocasião”, concluiu a ativista.

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br