19.1 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoVacina inovadora contra câncer de pele avança para fase final de testes...

Vacina inovadora contra câncer de pele avança para fase final de testes clínicos 

Resultados preliminares da fase 2 demonstraram uma redução significativa de 44% no risco de recidiva do câncer de pele

A esperança de um avanço significativo no tratamento do câncer de pele surge com a entrada da vacina mRNA-4157 (V940) em sua fase derradeira de testes clínicos. Desenvolvida pela Moderna em colaboração com a MSD, a vacina utiliza a mesma tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) das vacinas contra a COVID-19, mas com uma abordagem personalizada, adaptada às necessidades individuais de cada paciente.

A fase 3 dos testes clínicos, que agora se inicia, tem como objetivo avaliar a eficácia da vacina em combinação com o medicamento imunoterápico Keytruda (pembrolizumabe) no tratamento do melanoma avançado, em comparação com o tratamento padrão que utiliza apenas imunoterapia. Resultados preliminares da fase 2 demonstraram uma redução significativa de 44% no risco de recidiva do câncer de pele ou morte após três anos, em pacientes com melanoma de estágios III ou IV que receberam a combinação de vacina e Keytruda.

Após a conclusão dos testes da fase 3, a vacina será submetida à avaliação das entidades reguladoras competentes. Se aprovada, serão realizados ensaios de fase 4 para monitorar os eventos adversos em um período mais longo nos pacientes que receberam a vacina.

O melanoma, considerado o tipo mais grave de câncer de pele devido à sua propensão para metástase, representa uma porcentagem significativa das neoplasias malignas cutâneas no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Entre os primeiros participantes dos testes clínicos finais está Steve Young, britânico de 52 anos diagnosticado com melanoma em estágio 2 no couro cabeludo no ano anterior. Young compartilhou sua motivação para participar do estudo, destacando a importância dessa oportunidade para evitar a recorrência da doença.

“Considero-me sortudo por estar envolvido neste ensaio clínico. Claro, não me senti tão sortudo quando recebi o diagnóstico de câncer de pele; na verdade, foi um grande choque. Agora, após o tratamento, estou determinado a evitar que isso aconteça novamente. Esta é a minha melhor chance de derrotar o câncer”, expressou Young em comunicado à imprensa.

 


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br