21.9 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaCrimes sexuais contra crianças e adolescentes voltam a preocupar em Minas Gerais,...

Crimes sexuais contra crianças e adolescentes voltam a preocupar em Minas Gerais, alcançando patamares pré-pandemia

Os crimes sexuais contra crianças e adolescentes aumentaram em Minas Gerais e voltaram aos patamares pré-pandemia, revelam dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado. Entre janeiro e março deste ano, foram oficialmente registrados 723 casos, aproximando-se dos 761 casos registrados no mesmo período de 2019. Naquele ano, o estado totalizou 3.740 casos.

Durante o período da pandemia, os registros caíram para uma média anual de três mil casos, representando uma redução de 20% em relação ao último ano antes da crise global.

Esses números, embora alarmantes, refletem uma maior conscientização sobre o problema, de acordo com Ludmila Ribeiro, especialista em violência contra a mulher e pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG. No entanto, a subnotificação ainda é um grande desafio, especialmente porque muitos casos ocorrem no âmbito familiar, tornando mais difícil para as vítimas identificar e denunciar os abusos.

Ribeiro destaca os diversos impactos do abuso sexual na vida das vítimas, que vão desde problemas no rendimento escolar até o aumento da suscetibilidade a outros tipos de violência na fase adulta, como a violência doméstica.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br