29.2 C
Belo Horizonte
InícioGeralBanco de Leite da maternidade Odete Valadares é referência no estado

Banco de Leite da maternidade Odete Valadares é referência no estado

O Dia Mundial da Doação de Leite Humano, comemorado neste domingo, destaca a importância vital da doação de leite materno, um gesto que salva vidas de bebês prematuros e de baixo peso, internados em UTIs neonatais. No Brasil, a rede de bancos de leite humano é a maior e mais complexa do mundo, reconhecida internacionalmente por sua eficiência e qualidade.

Em Minas Gerais, o Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Odete Valadares (MOV), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), se destaca como uma referência. Atendendo cerca de 100 bebês por mês, o BLH-MOV conta atualmente com 83 doadoras cadastradas. A unidade não apenas coleta, processa e distribui leite humano, mas também oferece orientação e apoio ao aleitamento materno.

A doação de leite materno é essencial para a recuperação e desenvolvimento saudável de bebês prematuros. Um único litro de leite doado pode alimentar até 10 recém-nascidos, dependendo de suas necessidades nutricionais. O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e possui benefícios imunológicos significativos, protegendo contra alergias, infecções e outras condições.

A história da pequena Liz, que nasceu com apenas 460 gramas, ilustra a diferença que a doação de leite pode fazer. Sua mãe, Bruna Estevão, destacou a importância do leite materno durante a internação de Liz na UTI Neonatal da MOV. Apesar das dificuldades, o leite doado ajudou Liz a ganhar peso de forma significativa antes de desenvolver uma intolerância à lactose.

Outra história é a de Brenda Antônio, pedagoga e doadora do BLH pela segunda vez. Ela começou a doar leite materno após vivenciar a importância do leite humano na recuperação de seus filhos prematuros. Para Brenda, doar leite é uma forma de retribuir e ajudar outros bebês a terem a mesma chance de um desenvolvimento saudável.

Qualquer mulher saudável, que não esteja tomando medicamentos que interfiram na amamentação, pode se tornar uma doadora. O BLH-MOV fornece todo o material necessário para a coleta e realiza a retirada dos frascos de leite na residência da doadora uma vez por semana. Recentemente, o cadastro de doadoras e o agendamento de consultas passaram a ser realizados online, através do Portal MG e do aplicativo MG App, facilitando o processo.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem investido na ampliação e fortalecimento da rede de bancos de leite humano e postos de coleta. As resoluções 8.466/22 e 8.467/22 visam expandir estas redes e melhorar as infraestruturas existentes, com investimentos anuais de R$ 1.587.600 para custeio e manutenção.

As mães interessadas em doar leite ou que enfrentam dificuldades com a amamentação podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano da MOV pelos telefones (31) 3298-6008 ou 3337-5678, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h às 17h.

Além disso, há postos de coleta no Hospital Júlia Kubitschek em Belo Horizonte e no Hospital Regional João Penido em Juiz de Fora, prontos para apoiar as doadoras e garantir que mais bebês recebam este alimento essencial.

A doação de leite materno é um ato de amor que salva vidas e promove um futuro mais saudável para muitos recém-nascidos. Com o apoio da comunidade e das políticas públicas, Minas Gerais continua a fortalecer essa rede vital de solidariedade e cuidado.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br