29.5 C
Belo Horizonte
InícioEDUCAÇÃOGoverno de Minas lança programa de capacitação profissional gratuita em 101 cidades

Governo de Minas lança programa de capacitação profissional gratuita em 101 cidades

O Governo de Minas Gerais lançou nesta segunda-feira (20/5) o Programa Minas Forma, uma iniciativa pioneira destinada a oferecer cursos gratuitos de formação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Durante a cerimônia de lançamento, o governador Romeu Zema destacou o impacto positivo que o programa pode ter na vida dos participantes. “Já vi as vidas de muitas pessoas mudarem quando se dá a primeira oportunidade. Pessoas simples, humildes, que estavam sem esperança e autoestima, a partir do momento em que se faz a ignição, muitas coisas podem ocorrer depois”, afirmou Zema. “O Minas Forma foi concebido exatamente por esse motivo, tenho certeza que vamos colher excelentes frutos lá na frente. A iniciativa está dentro daquilo que eu acredito, que governo não é para distribuir privilégios e sim para criar oportunidades”, completou.

O Programa Minas Forma é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac em Minas), que faz parte do Sistema Fecomércio MG.

Na primeira fase, o programa oferecerá 8,1 mil vagas, distribuídas em 356 turmas, em 101 municípios mineiros. Os cursos iniciais são voltados para os setores de turismo, comércio e cultura, focando na geração de emprego e renda para os mineiros. A Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) apoia essa etapa.

Os cursos, que variam entre 35 e 100 horas/aula, são práticos e focados no desenvolvimento de competências profissionais e socioemocionais. Os participantes receberão bolsa-auxílio, com valores que variam entre R$ 210 e R$ 600, dependendo da carga horária do curso.

Os primeiros municípios a receberem o programa incluem:

– Alfenas, Araguari, Araxá, Arcos, Barão de Cocais, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Boa Esperança, Bom Despacho, Bueno Brandão, Camanducaia, Campo Belo, Carangola, Caratinga, Cataguases, Caxambu, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Dores do Indaiá, Entre Rios de Minas, Esmeraldas, Extrema, Fama, Formiga, Frutal, Gonçalves, Governador Valadares, Guaxupé, Ibirité, Igarapé, Ipatinga, Itabira, Itabirito, Itajubá, Itambacuri, Itanhandu, Itapecerica, Itaúna, Ituiutaba, Jaboticatubas, Jacutinga, Janaúba, João Pinheiro, Juatuba, Juiz de Fora, Lagoa da Prata, Lagoa Santa, Lambari, Lavras, Leopoldina, Manhuaçu, Mariana, Mateus Leme, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Nova Serrana, Ouro Branco, Ouro Preto, Pará de Minas, Paracatu, Passa Quatro, Passos, Patrocínio, Pedro Leopoldo, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Resplendor, Ribeirão das Neves, Sabará, Salinas, Santa Luzia, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Riacho, Santos Dumont, São João Del Rei, São João Nepomuceno, São Joaquim de Bicas, São José da Barra, São José da Lapa, São Lourenço, São Thomé das Letras, Sete Lagoas, Teófilo Ottoni, Timóteo, Tiradentes, Três Marias, Turmalina, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Viçosa, Volta Grande.

A primeira turma do curso “Técnicas Básicas para Garçom” terá início no dia 27/5 na unidade Senac Barro Preto, e o curso “Técnicas Básicas para Camareira” começará em 3/6 na unidade Venda Nova.

A secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Josiane Miriam de Souza, ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento econômico do estado. “Os turistas querem vir para Minas, conhecer nossa diversidade, e para continuarmos crescendo e com solidez precisamos também capacitar a nossa força de trabalho, e estes cursos vêm atender essa demanda do mercado e contribuir para que essa pauta tenha ainda mais sucesso”, disse Josiane.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br