18.3 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoPesquisa indica queda na aprovação de Lula entre deputados e descontentamento com...

Pesquisa indica queda na aprovação de Lula entre deputados e descontentamento com rumos do Brasil

Uma pesquisa recente do instituto Genial/Quaest revelou que deputados federais expressam descontentamento com a direção tomada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento divulgado nesta quarta-feira (22), 52% dos parlamentares entrevistados acreditam que o Brasil não está seguindo bons rumos, enquanto 38% discordam dessa avaliação. Outros 10% não souberam ou não responderam.

O estudo foi conduzido através de entrevistas presenciais com 183 deputados federais entre os dias 29 de abril e 20 de maio, considerando a representação das diferentes regiões do país e os grupos ideológicos dos partidos. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Essa pesquisa é a segunda realizada com os deputados durante o terceiro mandato de Lula. Em agosto do ano passado, 42% dos parlamentares consideravam que o país estava seguindo na direção errada, evidenciando um aumento de 10 pontos percentuais na avaliação negativa. Naquela época, 52% aprovavam as decisões tomadas pelo governo, representando uma queda de 14 pontos percentuais.

Quanto à avaliação geral do governo Lula, 42% dos deputados acreditam que o presidente está realizando um mandato ruim, enquanto 32% julgam positivamente seu trabalho. Outros 26% consideram a gestão do petista como regular, e 1% não soube ou não respondeu.

Na pesquisa anterior, realizada em agosto do ano passado, a avaliação positiva era de 35%, mostrando uma oscilação negativa dentro da margem de erro. A rejeição, por outro lado, era de 33%, nove pontos percentuais a menos do que o indicado no estudo mais recente.

Os deputados estão divididos quanto à capacidade de Lula aprovar sua agenda de governo. Segundo a pesquisa, 47% acreditam que o Executivo conseguirá aprovar suas propostas no Congresso, enquanto outros 47% acreditam que isso não será possível. Outros 6% não souberam ou não responderam.

Além disso, boa parte dos deputados avalia negativamente o tratamento dado pelo governo Lula ao Congresso. Para 43%, a relação entre o Executivo e o Legislativo é ruim, enquanto 22% consideram-na boa. Outros 33% a consideram regular.

Sobre a atenção dada aos parlamentares pelo Executivo, 64% dos deputados acreditam que o governo Lula não oferece a atenção necessária, enquanto apenas 4% consideram que há mais atenção do que o necessário. Outros 27% consideram o tratamento adequado.

A maioria dos deputados (77%) afirmou ter sido recebida por algum ministro do governo petista, enquanto 19% nunca se reuniram com os ministros. No entanto, deputados de partidos de oposição ao governo têm menos contato com os ministros. Metade deles (50%) já se reuniu com ministros, enquanto 41% nunca o fizeram.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, foi o mais lembrado como o interlocutor mais efetivo do Executivo, com 12% das respostas espontâneas dos parlamentares. Já o ministro das Cidades, Jader Filho, foi citado por 4%, enquanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi lembrado por apenas 1% dos deputados.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br