21.4 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoIntegrantes da Defesa Civil gaúcha, incluindo pré-candidatos, são suspeitos de desviar doações...

Integrantes da Defesa Civil gaúcha, incluindo pré-candidatos, são suspeitos de desviar doações para fins eleitorais 

Os mandados foram executados nas residências dos suspeitos, na prefeitura de Eldorado do Sul e em um depósito da cidade

Três integrantes da Defesa Civil de Eldorado do Sul (RS), incluindo dois pré-candidatos nas próximas eleições municipais, foram alvo de uma operação neste sábado (25) por suspeita de desvio de doações destinadas às vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. O município é um dos mais afetados, com quase todos os imóveis atingidos pelas águas. Os donativos desviados seriam utilizados para fins eleitorais.

A operação foi conduzida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos após denúncia de que as doações estavam sendo desviadas para beneficiar futuros eleitores dos investigados. Os suspeitos foram temporariamente afastados da Defesa Civil e responderão por apropriação indébita, peculato e associação criminosa durante estado de calamidade pública. Os nomes dos acusados não foram divulgados.

Os mandados foram executados nas residências dos suspeitos, na prefeitura de Eldorado do Sul e em um depósito da cidade, que estava completamente inundado. Foram apreendidos celulares, documentos, dinheiro e outros itens relevantes para a investigação.

Atualização sobre as Enchentes no Rio Grande do Sul

De acordo com a Defesa Civil, o número de mortes causadas pelas enchentes subiu para 166. Os dados mais recentes, divulgados na tarde de sábado (25), são:

  • Mortos: 166
  • Feridos: 806
  • Desaparecidos: 64
  • Pessoas em abrigos: 55.791
  • Pessoas desalojadas: 581.643
  • Pessoas resgatadas: 82.666
  • Animais resgatados: 12.358
  • Municípios afetados: 469 (de 497)

Mortes por Leptospirose

Na sexta-feira (24), a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou mais duas mortes por leptospirose relacionadas às enchentes. As vítimas foram dois homens, de 56 e 50 anos, moradores de Cachoeirinha e Porto Alegre, respectivamente. As mortes ocorreram em 18 e 19 de maio, após resultados positivos de amostras analisadas pelo Laboratório Central (Lacen).

Além dessas, outras duas mortes por leptospirose haviam sido registradas anteriormente em Venâncio Aires e Travesseiro. Há ainda quatro mortes em investigação para a doença em Encantado, Sapucaia, Viamão e Tramandaí.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br