20.6 C
Belo Horizonte
InícioEconomiaVotação de reajuste para servidores estaduais é adiada na ALMG

Votação de reajuste para servidores estaduais é adiada na ALMG

Proposta de 3,62% do governador Zema gera insatisfação entre servidores e deputados, adiando decisão para quarta-feira

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) adiou a votação da proposta de reajuste salarial de 3,62% para os servidores estaduais, apresentada pelo governador Romeu Zema (Novo). O adiamento ocorreu devido ao grande número de emendas apresentadas na sessão plenária desta segunda-feira (27), com 56 propostas de alteração ao Projeto de Lei 2309/2024.

Debate e Apresentação de Emendas

O presidente da ALMG, Tadeu Martins (MDB), informou que 56 emendas foram apresentadas, sendo 37 pelo líder da oposição Ulysses Gomes (PT) e 10 pelo deputado Sargento Rodrigues (PL), representante dos agentes de segurança pública. A expectativa é que o projeto volte ao plenário para votação na quarta-feira (29), após a discussão das emendas na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) na manhã desta terça-feira (28).

Insatisfação com o Reajuste Proposto

O reajuste de 3,62% proposto pelo governo cobre apenas um terço das perdas inflacionárias acumuladas de 10,67% nos anos de 2022 e 2023, segundo o Sindicato dos Servidores da Tributação, Fiscalização e Arrecadação do Estado de Minas Gerais (Sinfazfisco-MG). Os servidores têm protestado contra o reajuste, exigindo uma recomposição que, no mínimo, cubra a inflação.

Negociações e Próximos Passos

O presidente da ALMG, Tadeu Leite, sinalizou a intenção de negociar com o governo para revisar a proposta de reajuste. Ele destacou a necessidade de valorizar os servidores enquanto se consideram as dificuldades financeiras do estado.

Sargento Rodrigues, um dos principais críticos do reajuste, destacou o aumento salarial significativo aprovado para o governador Zema e seus secretários no ano passado, pedindo maior sensibilidade na aprovação das emendas que beneficiem os servidores.

Reunião Decisiva na FFO

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) se reunirá na terça-feira (28) para votar as 56 emendas apresentadas. Uma das emendas, apoiada por mais de 30 parlamentares, propõe elevar o reajuste para 10,67%, garantindo a recomposição da inflação acumulada.

Desfecho da Votação

Após a votação das emendas na FFO, a análise do projeto em primeiro turno ocorrerá no plenário da ALMG na quarta-feira (29). A votação final em segundo turno está prevista para a semana seguinte, após o feriado de Corpus Christi.


Detalhes da Proposta:

  • Projeto de Lei: 2309/2024
  • Proposta do Governador: Reajuste de 3,62%
  • Inflação Acumulada (2022-2023): 10,67%
  • Número de Emendas: 56
  • Próxima Reunião FFO: Terça-feira, 28 de maio de 2024, às 10h30
  • Votação no Plenário: Quarta-feira, 29 de maio de 2024


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br