27.9 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoBrasil lidera estatísticas globais de dengue em 2024, aponta relatório da OMS

Brasil lidera estatísticas globais de dengue em 2024, aponta relatório da OMS

Epidemia gerou caos na saúde do país e rendeu a alcunha de 'Presidengue' ao Presidente Lula

Com 88,2% dos casos confirmados no mundo, o país enfrenta uma crise alarmante de saúde pública, com 3 milhões de casos registrados até abril deste ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além disso, o Brasil também é responsável por 77% das mortes confirmadas mundialmente pela doença no mesmo período.
O aumento significativo de casos foi observado especialmente nas Américas, onde a dengue é o arbovírus mais prevalente, com o número de casos ultrapassando os 7 milhões no final de abril de 2024.

A região enfrenta pandemias cíclicas a cada 3 a 5 anos, destacando a necessidade urgente de uma vigilância robusta em tempo real para controlar a transmissão.
Após o Brasil, países como Argentina, Paraguai e Peru seguem na lista dos mais afetados pela doença, com todos os quatro sorotipos de dengue detectados na região. A circulação simultânea desses sorotipos em seis países indica a complexidade da situação e a urgência de medidas preventivas eficazes.

A OMS enfatiza a importância de diagnósticos precisos, visto que outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor, como chikungunya e zika, compartilham características clínicas semelhantes. Essa confusão nos dados de vigilância pode levar a subnotificação ou superestimação dos casos de dengue, comprometendo o controle da doença.

A transmissão do vírus da dengue ocorre principalmente através da picada de mosquitos infectados, comumente encontrados em áreas urbanas e semiurbanas de climas tropicais e subtropicais. O controle eficaz desses vetores é crucial para mitigar a propagação da doença, que continua representando uma ameaça global à saúde pública, conforme alerta a OMS.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br