25.8 C
Belo Horizonte
InícioBUSINESFechamento de lojas em BH leva funcionários do Carrefour a protestar por...

Fechamento de lojas em BH leva funcionários do Carrefour a protestar por direitos trabalhistas

Um grupo de funcionários do Carrefour, que atuam em 15 lojas operadas em parceria com o Supernosso e programadas para fechar no próximo dia 8 de junho, realizou uma manifestação na segunda-feira (3/6) em frente à unidade do Carrefour na Pampulha, Belo Horizonte. Os trabalhadores reivindicaram a manutenção de benefícios e questionaram as novas condições impostas com o encerramento das atividades.

Com faixas e apitos, os manifestantes entraram na loja e protestaram contra a perda de benefícios. Segundo a organizadora do ato, Cátia Magalhães, os trabalhadores perderam o seguro de vida e a participação nos lucros. Além disso, o plano de saúde oferecido agora é menos abrangente e as refeições na loja foram substituídas por um vale-refeição de R$ 240, valor considerado insuficiente.

Cátia destacou ainda a falta de opção dos trabalhadores em decidir sobre a continuidade ou término de seus contratos de trabalho. “Nesse processo, não tivemos o poder de escolher se queríamos continuar ou encerrar o contrato de trabalho,” afirmou.

O Carrefour, em nota, informou que durante as negociações para a entrega das lojas, que já não operavam sob suas bandeiras desde 2020, a empresa negociou a manutenção dos empregos junto ao novo empregador, que assumirá a gestão das lojas e dos funcionários após a transferência.

Por outro lado, o Supernosso esclareceu que os colaboradores dessas 15 lojas são contratados pelo Carrefour e, portanto, não estão no quadro de funcionários do grupo mineiro. A partir de 8 de junho, essas lojas serão fechadas e deixarão de operar com a marca Supernosso devido ao término da parceria e a devolução dos imóveis aos proprietários pelo Carrefour.

Contexto da Parceria

As lojas em questão tinham contratos de aluguel com a marca francesa até agosto deste ano, mas o Carrefour decidiu encerrar esses contratos. Entre 2019 e 2021, as lojas operando com a marca Carrefour em Belo Horizonte foram transformadas em Supernosso, através de uma parceria que visava regionalizar as operações. No entanto, no ano passado, o Carrefour optou por rescindir o contrato com os proprietários dos imóveis e devolver as lojas, resultando na descontinuação da administração dessas unidades pelo Supernosso.

A parceria, iniciada em outubro de 2019, teve como objetivo criar uma operação conjunta de varejo focada na regionalização, com as unidades da bandeira Carrefour Bairro operando sob a bandeira Supernosso. Ainda em fase de maturação, o Carrefour Brasil decidiu finalizar suas atividades no segmento de supermercados em Belo Horizonte e devolver os imóveis.

Lojas que serão fechadas:

  • Praça Deputado Renato Azeredo, 22, Sion
  • Avenida Amazonas, 5.320, Centro
  • Avenida Prudente de Morais, 374, Cidade Jardim
  • Rua Ceará, 1.700, Funcionários
  • Rua Dom José Pereira Lara, 33, Coração Eucarístico
  • Avenida do Contorno, 1.341, Floresta
  • Rua Antônio de Albuquerque, 1.080, Funcionários
  • Rua Guajajaras, 11, Centro
  • Avenida Marquês de Valença, 170, Gutierrez
  • Avenida Barão Homem de Melo, 50, Nova Suíça
  • Alameda das Princesas, 245/301, São Luiz
  • Avenida Dom Pedro II, 2.930, Carlos Prates
  • Rua Rio Grande do Sul, 1.019, Santo Agostinho
  • Rua São Paulo, 957, Centro
  • Rua Venezuela, 455, Sion

Expansão do Supernosso

Para compensar o fechamento das lojas, o Supernosso garantiu que seus clientes não ficarão desassistidos, já que o grupo possui 37 unidades, além de 23 lojas do atacarejo Apoio Mineiro. Para 2024, estão previstas três novas inaugurações: duas lojas Supernosso em Belo Horizonte (avenidas Abrahão Caram e João Pinheiro) e um Apoio em Caeté. Além disso, outras quatro lojas estão sendo readequadas e serão inauguradas em breve (rua Paracatu, no Santo Agostinho; Avenida Afonso Pena, no Bairro Cruzeiro; Avenida Portugal, na Pampulha; e rua André Cavalcanti, no Gutierrez).


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br