18 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoCopom suspende redução e mantém Selic estável em 10,5% ao ano

Copom suspende redução e mantém Selic estável em 10,5% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 10,5% ao ano, interrompendo o ciclo de cortes na taxa básica de juros. A decisão reflete a cautela diante do cenário econômico global e doméstico.

Na justificativa da decisão, o Banco Central destacou o ambiente externo adverso, marcado por incertezas quanto à flexibilização da política monetária nos Estados Unidos e à velocidade de queda sustentada da inflação em diversos países. Além disso, os bancos centrais das principais economias permanecem focados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas, em um ambiente de pressões nos mercados de trabalho. Esse cenário global exige cautela, especialmente para os países emergentes.

Cenário Doméstico

Em relação ao cenário doméstico, o Copom avaliou que os indicadores de atividade econômica e do mercado de trabalho continuam apresentando dinamismo maior do que o esperado. As expectativas de inflação para 2024 e 2025, apuradas pela pesquisa Focus, encontram-se em torno de 4,0% e 3,8%, respectivamente.

“O Comitê, unanimemente, optou por interromper o ciclo de queda de juros, destacando que o cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atividade, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas demandam maior cautela”, afirmou o Banco Central em nota.

Política Monetária

O Copom ressaltou que a política monetária deve se manter contracionista por tempo suficiente para consolidar o processo de desinflação e ancorar as expectativas em torno das metas de inflação. O comitê reiterou seu compromisso com a convergência da inflação à meta, mantendo-se vigilante a eventuais ajustes futuros na taxa de juros conforme necessário.

“Ressalta, ademais, que a política monetária deve se manter contracionista por tempo suficiente em patamar que consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. O Comitê se manterá vigilante e relembra, como usual, que eventuais ajustes futuros na taxa de juros serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta”, concluiu a nota do Banco Central.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br