25.4 C
Belo Horizonte
InícioGeralPF confirma autenticidade de gravação de Janones em suposto esquema de Rachadinha

PF confirma autenticidade de gravação de Janones em suposto esquema de Rachadinha

A assessoria do deputado André Janones alega que o áudio foi "editado".

Nesta terça-feira (25), a Polícia Federal (PF) divulgou um relatório parcial no inquérito que investiga a possível participação do deputado federal André Janones (Avante-MG) em um esquema de rachadinha na Câmara dos Deputados, crime relacionado a enriquecimento ilícito e dano ao patrimônio público.

A PF enviou os áudios nos quais Janones solicita doações de assessores para cobrir gastos de campanha ao Instituto Nacional de Criminalística. Os peritos confirmaram que a voz na gravação é de Janones, o que já havia sido reconhecido previamente pelo próprio deputado.

No áudio, Janones teria exigido que os servidores de seu gabinete repassassem parte de seus salários para compensar um prejuízo financeiro supostamente ocorrido durante sua campanha eleitoral de 2016, quando concorreu à Prefeitura de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, e foi derrotado.

O laudo da perícia foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que havia solicitado a análise de um áudio de fevereiro de 2019. Os peritos confirmaram a identidade vocal de Janones comparando a gravação com áudios extraídos das redes sociais do deputado, analisando padrões fonéticos, vícios de pronúncia e expressões recorrentes, resultando em uma correspondência quase integral.

A gravação teria sido vazada por um ex-assessor do deputado, Cefas Luiz, e realizada em fevereiro de 2019, quando Janones foi eleito pela primeira vez para o Legislativo. No áudio, ele menciona que irá discutir pessoalmente com os interlocutores sobre a rachadinha para ajudar no custeio de suas despesas pessoais.

A PF informou ao ministro Luiz Fux, relator do processo contra o deputado, sobre os próximos passos da investigação, incluindo oitivas. O relatório final será submetido à apreciação do STF e da Procuradoria-Geral da República (PGR).


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br