24.3 C
Belo Horizonte
InícioAgroMG - Produtores rurais têm até 31 de julho para vacinar bezerras...

MG – Produtores rurais têm até 31 de julho para vacinar bezerras contra brucelose

Produtores rurais de Minas Gerais têm até o dia 31 de julho para vacinar suas bezerras, de três a oito meses de idade, contra a brucelose. Essa medida visa proteger o rebanho bovino e evitar problemas de saúde pública e danos econômicos, já que a brucelose pode ser transmitida ao ser humano pelo consumo de leite não pasteurizado de animais infectados. Após a vacinação, os donos dos animais têm até 10 de agosto para apresentar o comprovante ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Importância da Vacinação

Minas Gerais, maior produtor de leite do Brasil com mais de 9 bilhões de litros por ano, já imunizou pouco mais de 1 milhão de fêmeas bovinas e de búfalo contra a brucelose, o que corresponde a 45,3% da população local desses animais com idade entre 0 e 12 meses. A meta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é alcançar um índice vacinal de 80% do rebanho elegível no estado.

A vacinação é crucial, especialmente considerando que Minas Gerais é conhecido pela produção de queijos artesanais feitos com leite cru. Atualmente, há 151 queijarias artesanais registradas no IMA.

Riscos da Brucelose

A brucelose é causada pela bactéria Brucella abortus, que pode se alojar nas glândulas mamárias e no aparelho reprodutivo das fêmeas infectadas. A doença pode ser transmitida aos humanos pelo contato com restos placentários, fetos abortados, secreções durante o parto ou pelo consumo de leite cru e seus derivados não pasteurizados.

Luciana Oliveira, coordenadora do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) em Minas Gerais, alerta sobre o consumo de queijo artesanal sem registro em órgãos de inspeção, pois não há garantia de que o leite utilizado seja de animais livres da doença.

Inspeção e Fiscalização

O IMA realiza inspeções e fiscalizações higiênico-sanitárias em fazendas, queijarias e entrepostos para garantir a conformidade com as normas de boas práticas agropecuárias e de fabricação artesanal.

Profissionais Habilitados para Vacinação

A vacinação contra a brucelose deve ser realizada por profissionais cadastrados no IMA, utilizando equipamentos de proteção individual devido ao risco associado à vacina, que contém a bactéria atenuada. Existem duas categorias de profissionais no PNCEBT: cadastrados, que realizam a vacinação, e habilitados, que realizam testes diagnósticos de brucelose e tuberculose. Para atuar em ambas as áreas, é necessário estar cadastrado no IMA e possuir habilitação do PNCEBT emitida pelo Mapa.

O cadastro para vacinação é realizado pelo Serviço Veterinário Oficial Estadual (IMA) em Minas Gerais, enquanto a habilitação para exames é de responsabilidade do Mapa, iniciando no órgão estadual e finalizando com a publicação da portaria de habilitação pelo Mapa no estado.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br