29.7 C
Belo Horizonte
InícioAgroInscrições para o 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais...

Inscrições para o 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais encerram-se nesta semana

Evento promovido pela Emater-MG conta com quatro categorias este ano

Termina nesta quinta-feira (8/8) o prazo para inscrições no 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG). Produtores interessados devem procurar os escritórios da Emater-MG para preencher o formulário de participação, que é gratuito. O regulamento do concurso está disponível no site da Emater-MG.

Para participar, os produtores de queijo artesanal devem possuir uma queijaria registrada em um serviço de inspeção oficial (municipal, estadual ou federal).

Categorias do Concurso

A edição deste ano do concurso é dividida em quatro categorias:

  1. Queijo Minas Artesanal – QMA (maturação até 30 dias)
  2. Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (maturação de 14 a 30 dias)
  3. Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (maturação acima de 60 dias)
  4. Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (com ingredientes opcionais e defumados) – Esta última categoria é uma novidade deste ano.

Participação

Nos casos onde foram realizados concursos regionais de queijos artesanais, poderão participar os cinco primeiros colocados. Para o Queijo Minas Artesanal (QMA), são dez regiões caracterizadas no estado: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro e Triângulo Mineiro. As regiões de Alagoa e Mantiqueira de Minas também são reconhecidas como produtoras de queijos artesanais, mas com características distintas do QMA e, por isso, concorrem em categorias diferentes.

A Emater-MG ressalta que mesmo os produtores classificados nos concursos regionais das regiões caracterizadas precisam fazer a inscrição. Nos casos onde não houve concurso regional ou de regiões não caracterizadas, os produtores também podem participar.

“Ao longo do tempo, o concurso evoluiu incorporando outros queijos. Inicialmente, era um concurso estadual só de Queijo Minas Artesanal (QMA). Com o tempo, os queijos de Alagoa e Serras da Mantiqueira, que possuem regulamento técnico próprio, também foram incorporados”, explica a coordenadora técnica estadual da Emater-MG, Maria Edinice Rodrigues.

Evento no Serro

Este ano, o concurso estadual faz parte da programação da 38ª Festa do Queijo do Serro e será realizado em duas etapas: o julgamento no dia 23/8 e o anúncio dos vencedores no dia 30/8.

“Os jurados avaliam a parte externa do queijo (aparência e coloração), a parte interna (textura e consistência), e a parte de odor e sabor. Comentários adicionais, como salinidade ou olhaduras, também são considerados e podem influenciar a pontuação”, comenta Maria Edinice.

Vencedores de 2023

Em 2023, o vencedor do melhor Queijo Minas Artesanal foi Orlando Ferreira Júnior, do município de Carrancas, região do Campo das Vertentes. Na categoria Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (maturação entre 14 e 30 dias), o campeão foi Júlio Silvestre de Lima, de Carvalhos, região Mantiqueira de Minas. Já o produtor Guilherme Arantes Rosa Maciel, de Aiuruoca, também da região Mantiqueira de Minas, foi o vencedor na categoria Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (maturação acima de 45 dias).


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br