26.4 C
Belo Horizonte
InícioAgroConcurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais chega à reta final...

Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais chega à reta final com 99 finalistas

O 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais alcança sua fase decisiva nesta sexta-feira (23/8), no município do Serro, importante polo de produção queijeira. Após rigorosas etapas de seleção, 99 queijos serão julgados por um painel de especialistas, com os vencedores a serem anunciados em uma cerimônia de premiação no dia 30 de agosto.

Neste ano, o concurso apresenta uma nova categoria: “Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – com ingredientes opcionais ou defumados”. A introdução dessa categoria, segundo Fernanda Quadros, assessora técnica da Emater-MG, permite maior diversidade, com queijos temperados, incorporando especiarias, azeite ou vinho.

O júri, composto por estudiosos e profissionais da gastronomia, avaliará os queijos em aspectos como apresentação, cor, textura, consistência, sabor e aroma. As categorias principais incluem o Queijo Minas Artesanal (QMA) e outras variantes de Alagoa e Mantiqueira, que se diferenciam pela maturação, de 14 a 30 dias, ou acima de 60 dias.

Os cinco melhores queijos de cada categoria receberão troféus. Além disso, todos os participantes ganharão Certificados de Participação. O evento é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, com o objetivo de fomentar a qualidade e a tradição do queijo mineiro.

Paralelamente, avança a campanha para que o Queijo Minas Artesanal seja reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, destacando a relevância cultural e econômica dessa iguaria.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br