32.5 C
Belo Horizonte
InícioAgroIncêndios devastam Limeira do Oeste, Frutal e Uberaba; áreas queimadas e perdas...

Incêndios devastam Limeira do Oeste, Frutal e Uberaba; áreas queimadas e perdas de fauna e gado

Um incêndio de grandes proporções atingiu Limeira do Oeste, no Triângulo Mineiro, queimando uma área de 3.800 hectares, equivalente a mais de 5.300 campos de futebol. As chamas começaram na segunda-feira (9), por volta do meio-dia, destruindo pastagens, áreas agrícolas e reservas ambientais. A Defesa Civil suspeita que o fogo tenha sido criminoso e foi intensificado pelo vento forte, que espalhou as chamas por plantações de cana-de-açúcar e áreas de preservação. Vários animais silvestres morreram, e equipes do Corpo de Bombeiros continuam monitorando possíveis novos focos.

Em Uberaba, outro incêndio de grandes proporções atingiu uma mata e canavial nas proximidades da Capelinha do Barreiro. O combate ao fogo contou com o uso de aviões de pulverização agrícola e caminhões pipa. As operações de controle podem se estender até quarta-feira (11), segundo o Corpo de Bombeiros.

Frutal também registrou um grande incêndio em uma fazenda, resultando na morte de gado. O fogo começou nas proximidades de uma usina de açúcar da BP Bunge Bioenergia. A empresa esclareceu que o incêndio não foi causado por suas atividades e que prontamente ativou seu protocolo de combate ao fogo, envolvendo 20 brigadistas, 12 caminhões-bombeiro, caminhões-tanque e outros equipamentos. Apesar do impacto, a usina manteve suas operações normais, sem incidentes com seus funcionários.

As autoridades locais alertam sobre o risco elevado de incêndios devido à vegetação seca e às altas temperaturas. A população é orientada a evitar o uso de fogo para limpeza de terrenos ou descarte inadequado de bitucas de cigarro. Em casos de incêndio, é recomendado acionar os bombeiros (193), Polícia Militar Ambiental (190) ou Defesa Civil (199).


 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br