28.4 C
Belo Horizonte
InícioAgroBDMG lança capacitação gratuita em cafeicultura regenerativa com recorde de inscritos

BDMG lança capacitação gratuita em cafeicultura regenerativa com recorde de inscritos

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) iniciou nesta terça-feira (17/9) uma capacitação gratuita e on-line em cafeicultura regenerativa, atraindo um recorde de 1.024 inscritos, mais do que o dobro da última edição realizada em 2023. O curso visa promover práticas sustentáveis na produção de café e é voltado para produtores rurais, profissionais de assistência técnica e consultores de 261 municípios de Minas Gerais.

A capacitação tem como objetivo fomentar a agricultura regenerativa e descarbonizante no estado, contribuindo para a competitividade do agronegócio mineiro. Gabriel Viégas Neto, presidente do BDMG, destacou a importância de investir em práticas agrícolas sustentáveis no contexto da crise climática. “Produzir e comercializar alimentos em um cenário de crise climática é desafiador, e as tecnologias da agricultura tropical regenerativa são fundamentais”, afirmou Viégas Neto.

A formação é realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrados e conduzida pelo Grupo de Agricultura Sustentável (Gaas). A capacitação é oferecida no formato de Ensino a Distância (EAD) e será concluída em novembro, com entrega de certificados. O curso inclui sete módulos abordando temas como bioinsumos, manejo biológico para controle de pragas e doenças, e uso de remineralizadores do solo, além de dias de campo em três regiões de Minas e seleção de projetos de transição para receber mentoria.

O BDMG também disponibiliza linhas de crédito com condições atrativas para apoiar a implementação de práticas de agricultura regenerativa, como a estruturação da fertilidade do solo e a instalação de biofábricas, sistemas biodigestores e compostagem. As linhas de crédito estão disponíveis por meio das cooperativas de crédito parceiras dos sistemas Sicoob e Cresol.

O curso e o apoio financeiro oferecidos pelo BDMG visam promover uma cafeicultura mais sustentável e competitiva, alinhada com as demandas ambientais e econômicas atuais.


 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br