28.4 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoGoverno pagou menos de 15% dos recursos prometidos ao Rio Grande do...

Governo pagou menos de 15% dos recursos prometidos ao Rio Grande do Sul

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva destinou apenas 15% dos mais de R$ 90 bilhões prometidos ao Rio Grande do Sul para a recuperação após as intensas inundações que atingiram o estado. Até o momento, foram alocados R$ 13,5 bilhões, que incluem novos recursos, antecipação de benefícios e adiamento de tributos. No caso dos novos recursos, apenas 4% do total prometido foi efetivamente enviado.

A administração federal defendeu que os fundos estão sendo direcionados conforme as necessidades do estado e dos municípios afetados. A assessoria da Casa Civil afirmou: “Não faltaram recursos do governo federal, que sempre esteve disponível e em diálogo com o governo do Estado e com os municípios desde o momento mais crítico do desastre até agora.”

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul de abril a maio afetaram 478 das 497 cidades do estado, deixando mais de 2 milhões de pessoas impactadas e causando a morte de 179 pessoas até 27 de junho. O Lago Guaíba em Porto Alegre quase atingiu a marca de inundação de 3,6 metros, chegando a 3,47 metros. Outros rios, como o dos Sinos, Caí e Gravataí, também estão em estado de alerta devido a uma frente fria intensa.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br