25.8 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoCongresso dos EUA debate situação dos presos do 8 de Janeiro

Congresso dos EUA debate situação dos presos do 8 de Janeiro

No último fim de semana, advogados dos manifestantes do 8 de janeiro e parlamentares de oposição participaram de um evento promovido pelo Congresso Conservador Brasileiro em Framingham, Massachusetts. O encontro abordou a situação dos presos envolvidos na invasão e depredação dos Três Poderes em Brasília, ocorrida no dia 8 de janeiro.

Participantes e Tópicos Abordados:

  • Gabriela Ritter, presidente da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro (Asfav), relatou a detenção de seu pai, Miguel, dentro do Palácio do Planalto, e discutiu as severas sentenças impostas aos acusados, que podem chegar a 17 anos.
  • Allan dos Santos, jornalista e um dos palestrantes.
  • Ludmila Lins Grilo, juíza aposentada.
  • Major Vitor Hugo (PL-GO), deputado autor de um projeto de lei que propõe anistia para os envolvidos na manifestação.
  • Outros ativistas e representantes também estiveram presentes.

O evento destacou a preocupação com a situação dos prisioneiros e as duras condenações que enfrentam. Os participantes discutiram as implicações das sentenças e o impacto sobre as famílias dos detidos.

Atividades Internacionais:

  • Visita ao Congresso dos EUA: Integrantes da Asfav visitaram o Congresso dos Estados Unidos, onde se encontraram com o representante republicano Chris Smith. Durante a visita, foi apresentado um relatório com denúncias sobre as condições dos prisioneiros.
  • Audiência na Argentina: Em seguida, a associação esteve na Argentina, onde compareceu a uma audiência pública na Casa dos Deputados. O encontro abordou os abusos sofridos pelos prisioneiros durante o protesto e as condições de detenção.

O evento em Massachusetts e as visitas internacionais refletem a crescente preocupação com as condições dos detidos e a busca por apoio internacional para a causa dos manifestantes do 8 de janeiro.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br