20.2 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoReforma Tributária: Entidades criticam cumulatividade para o setor de livros

Reforma Tributária: Entidades criticam cumulatividade para o setor de livros

Entidades representativas do setor de livros manifestaram preocupações em relação à reforma tributária, destacando que a ausência de geração de créditos para o segmento pode ameaçar a imunidade tributária dos livros, mesmo que esta tenha sido mantida no projeto de lei complementar (PLP) 68.

Preocupações com a Cumulatividade

A Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), a Associação Brasileira de Sistemas e Plataformas de Educacionais (Abraspe), a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) expressaram, em posicionamento conjunto divulgado nesta sexta-feira (5), que a reforma tributária não prevê a geração de créditos para o setor, o que pode comprometer a imunidade tributária dos livros.

“A reforma tributária preservou a imunidade dos livros frente ao IBS e à CBS, mas o PLP 68/24 não garante a manutenção dos créditos para operações anteriores, o que contraria a lógica de desoneração da cadeia produtiva do livro”, declararam as entidades.

Impacto Financeiro e Aumento de Custos

A falta de manutenção dos créditos decorre do fato de que o PLP 68/24 prevê que artigos imunes ou isentos “acarretarão a anulação do crédito relativo às operações anteriores”. As entidades calculam que isso pode resultar em um aumento de custos de cerca de 16% para o setor.

Retração do Setor e Aumento de Preços

As entidades também mencionam que o setor de livros tem enfrentado uma “forte retração” nos últimos anos e que qualquer aumento de custos terá efeitos devastadores na cadeia produtiva, resultando em um aumento no preço final ao consumidor.

Conclusão

As críticas das entidades sublinham a necessidade de uma reconsideração no tratamento tributário do setor de livros na reforma tributária, a fim de evitar impactos negativos na cadeia produtiva e no preço final dos livros para os leitores.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br