28.4 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoSenador solicita esclarecimentos sobre destituição de gerentes da Caixa

Senador solicita esclarecimentos sobre destituição de gerentes da Caixa

Girão quer que sejam convidados para uma audiência pública o presidente da Caixa Econômica Federal, Antônio Vieira Fernandes, e o CEO da Caixa Asset, Pablo Sarmento.

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) apresentou um requerimento nesta sexta-feira (12) solicitando que a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado convoque uma audiência pública para esclarecer a destituição de dois gerentes da Caixa Econômica Federal que se opuseram à compra de R$ 500 milhões em letras financeiras do Banco Master.

Os gerentes Daniel Cunha Gracio e Maurício Vendruscolo, responsáveis pela análise do investimento, foram destituídos após emitirem um parecer técnico contrário à operação. Segundo o documento confidencial de 19 páginas da Caixa Asset, o investimento foi classificado como “atípico” e “arriscado” devido ao seu alto valor e ao rating do Banco Master, considerado de risco médio.

A recomendação da Caixa Asset foi de que a operação não fosse realizada, e a discussão sobre o parecer estava prevista para o comitê de investimento da Caixa Asset no dia 4 de julho, mas foi removida da pauta. Quatro dias depois, os gerentes foram removidos de seus cargos.

Girão quer que o presidente da Caixa Econômica Federal, Antônio Vieira Fernandes, e o CEO da Caixa Asset, Pablo Sarmento, expliquem a situação em uma audiência pública. Ele argumenta que a destituição dos gerentes levanta sérias dúvidas sobre a integridade das práticas de governança da Caixa e pode comprometer a confiança do mercado financeiro na instituição.

Nos bastidores, a destituição dos gerentes foi vista como uma tentativa de eliminar resistências internas ao negócio. O modelo de negócios do Banco Master foi descrito como “de difícil compreensão” e com “alto risco de solvência”. A Caixa Asset não confirmou se a compra seguirá adiante, e o Banco Master afirmou desconhecer o parecer.

A Caixa Asset justificou a destituição dos gerentes como parte de uma avaliação periódica do time de gestores, sem relação com retaliação, enquanto o Banco Master afirmou não ter conhecimento do parecer da Caixa Asset.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br