29.5 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoNavio militar Russo chega à Venezuela em meio a tensões com os...

Navio militar Russo chega à Venezuela em meio a tensões com os EUA

Em um movimento que ressalta as crescentes tensões geopolíticas entre a Rússia e os Estados Unidos, o navio de treinamento Smolniy, pertencente à Frota do Báltico da Rússia, chegou ao porto internacional de La Guaira, na Venezuela. A chegada foi confirmada pela agência Sputnik nesta terça-feira (6).

Recebido por volta das 10h locais, o Smolniy é um dos três navios da Frota Russa do Báltico que atualmente realizam uma missão no Oceano Atlântico. O Smolniy, juntamente com a fragata Neustrashimy e o petroleiro Yelnya, concluiu uma visita a Cuba no dia 30 de julho, antes de se dirigir para a Venezuela.

Esta visita faz parte de uma série de manobras e cooperações militares entre a Rússia e a Venezuela. Moscou expressou seu desejo de continuar com as visitas de navios de guerra russos aos portos venezuelanos, refletindo o desenvolvimento dinâmico da cooperação militar entre os dois países.

Em julho, outro destacamento naval russo, incluindo a fragata Admiral Gorshkov e o navio-tanque de abastecimento Akademik Pashin, também chegou ao porto caribenho de La Guaira. Durante essa visita, um grupo de 46 tripulantes participou de um desfile militar-civil em comemoração ao 213º aniversário da independência da Venezuela, evento que contou com a presença do presidente Nicolás Maduro.

Maduro mantém uma aliança estreita com Moscou, especialmente após o presidente russo, Vladimir Putin, reconhecer prontamente sua vitória nas eleições presidenciais de 28 de julho. No entanto, o resultado das eleições gerou protestos em Caracas, com confrontos entre a polícia e manifestantes, e acusações de interferência estrangeira, incluindo dos EUA, no processo eleitoral e no direito à autodeterminação do povo venezuelano.

A presença militar russa na Venezuela ocorre em um contexto de crescente tensão na região, à medida que a cooperação militar entre Caracas e Moscou se intensifica, contrastando com as relações cada vez mais tensas entre a Venezuela e os Estados Unidos.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br