34.7 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoGoverno Lula não divulga dados de alfabetização em avaliação nacional, repetindo omissão...

Governo Lula não divulga dados de alfabetização em avaliação nacional, repetindo omissão de 2018

Apesar de a alfabetização ser uma prioridade na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Ministério da Educação (MEC) deixou de divulgar os dados relacionados à principal avaliação dessa etapa educacional. O anúncio dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, feito nesta quarta-feira (14) em Brasília, omitiu informações sobre o desempenho dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, que refletem a alfabetização das crianças.

A situação repete o ocorrido em 2018, durante o governo de Michel Temer (MDB), quando a divulgação dos dados também foi fragmentada. O MEC optou por apresentar apenas médias gerais do Ideb, deixando o acesso aos dados detalhados, por escola e município, para o final da tarde.

Embora o Ideb não inclua o 2º ano do ensino fundamental, os alunos dessa série participam do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), cujos resultados não foram divulgados pelo governo Lula. No ano passado, o ministro da Educação, Camilo Santana, prometeu que a avaliação do 2º ano seria aplicada a todos os alunos, mas isso não ocorreu. Apenas uma amostra de escolas foi avaliada.

O governo, entretanto, assegura a confiabilidade dos dados de alfabetização divulgados em maio, apesar das críticas internas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Esses resultados, que indicaram uma taxa de alfabetização de 56% ao final de 2023, são vistos como parte do novo pacto pela alfabetização lançado pelo governo Lula.

No entanto, especialistas apontam que os dados não podem ser atribuídos às novas políticas federais, já que as ações começaram a ser implementadas apenas em 2024. O governo estabeleceu a meta de alcançar 80% de alfabetização, mas os desafios permanecem significativos.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br