19.1 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoDitadura da Coreia do Norte reativa diplomacia no Brasil com novo embaixador

Ditadura da Coreia do Norte reativa diplomacia no Brasil com novo embaixador

Nesta quinta-feira, 15 de agosto, o governo brasileiro aprovou a nomeação de Song Se-il como o novo embaixador da Coreia do Norte no Brasil. A decisão, que foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores, marca o retorno de um embaixador norte-coreano ao país, reforçando a representação diplomática da Coreia do Norte em Brasília.

O Itamaraty informou que concedeu o agrément, ou seja, o aval diplomático, ao novo embaixador extraordinário e plenipotenciário da República Popular Democrática da Coreia. Atualmente, quatro diplomatas norte-coreanos já atuam no Brasil, sendo dois conselheiros e dois secretários, que chegaram ao país em 2016. No entanto, desde então, o cargo de embaixador estava vago.

A relação diplomática entre Brasil e Coreia do Norte tem sido marcada por desafios, especialmente durante a pandemia de Covid-19. Em 2020, o embaixador brasileiro na Coreia do Norte, Luís Felipe Silvério Fortuna, foi transferido para Seul devido às restrições impostas pelo regime norte-coreano, como o fechamento de rotas aéreas. No entanto, há indicações de que um novo visto diplomático possa ser concedido ao embaixador Fortuna, permitindo seu retorno a Pyongyang.

As relações diplomáticas entre os dois países ganharam atenção em 2022, quando o ditador Kim Jong-un enviou felicitações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela sua reeleição. Na ocasião, Kim expressou o desejo de fortalecer a amizade e cooperação entre Brasil e Coreia do Norte, um sinal de interesse em manter e expandir os laços diplomáticos.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br