23 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoPresidente da ANVISA responde a críticas de Lula e defende agilidade da...

Presidente da ANVISA responde a críticas de Lula e defende agilidade da agência

O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Antonio Barra Torres, divulgou um comunicado na noite desta sexta-feira (23) em resposta às recentes críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula havia criticado a ANVISA por suposta demora na aprovação de pedidos para a produção de medicamentos, sugerindo que a agência precisaria “andar um pouco mais rápido” para evitar que a população fique sem remédios.

Em seu comunicado, Barra Torres expressou descontentamento com as críticas e afirmou que elas “agridem, aviltam e enfraquecem” a ANVISA, que é considerada uma referência internacional após mais de 25 anos de trabalho. Ele ressaltou que a agência enfrenta um déficit de servidores que impacta diretamente a celeridade dos processos.

“A fala entristece e enfraquece a ANVISA, internamente e no cenário internacional. O déficit de servidores traz um impacto direto na realização de tarefas e no cumprimento da missão da agência”, afirmou Barra Torres.

O presidente da ANVISA também destacou que, para que a agência possa cumprir suas funções regulatórias, é necessário aumentar o número de colaboradores e que os gestores públicos cumpram com suas responsabilidades. “Nenhuma morte de familiar é necessária para que a agência cumpra seu papel. Necessário é que mais pessoas se juntem ao nosso trabalho”, concluiu.

Antonio Barra Torres, indicado para a presidência da ANVISA pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, encerrará seu mandato em 31 de dezembro de 2024. A indicação do substituto será responsabilidade do presidente Lula.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br