26.4 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoX cria perfil para publicar decisões sigilosas e ilegais de Moraes após...

X cria perfil para publicar decisões sigilosas e ilegais de Moraes após bloqueio da plataforma no Brasil

A rede social X, de Elon Musk, criou um perfil chamado “Alexandre Files” para divulgar decisões sigilosas do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Em menos de 24 horas, a conta acumulou mais de 260 mil seguidores e destacou, entre outros casos, uma ordem envolvendo o senador Marcos do Val (Podemos-ES).

O X foi suspenso no Brasil na madrugada de sábado (31) após Moraes determinar que a rede social indicasse um representante legal no país. A ordem veio após o fechamento do escritório da plataforma em São Paulo e a recusa de Musk em nomear um novo responsável. Moraes argumentou que, sem um representante, não haveria como o X atender às demandas judiciais, apontando que a plataforma havia se tornado um “ambiente de terra sem lei”, onde discursos racistas e antidemocráticos eram tolerados.

A Anatel foi acionada para notificar as empresas de internet a bloquearem o acesso ao X, medida que levou ao bloqueio no país. Em resposta, o perfil “Alexandre Files” publicou uma série de mensagens criticando a decisão de Moraes, mencionando o caso do senador Marcos do Val, que foi acusado de fazer declarações intimidadoras ao STF e à Polícia Federal.

Elon Musk havia anunciado anteriormente que o X não teria mais representação no Brasil, o que culminou nos recentes acontecimentos. A empresa afirmou que vai publicar todos os documentos judiciais relacionados às exigências de Moraes para fins de “transparência”.

Além disso, Moraes impôs uma multa diária de R$ 50 mil para quem usar VPNs para acessar o X, uma decisão que será contestada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no STF.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br