22.8 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoEsther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos após demissão de Silvio...

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos após demissão de Silvio Almeida por suspeita de assédio sexual

Após a demissão de Silvio Almeida, acusado de assédio sexual, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou a ministra Esther Dweck para assumir interinamente o comando do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Dweck acumulará a função com sua atual pasta, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, até que um novo titular seja escolhido.

A saída de Almeida, oficializada na noite desta sexta-feira (6), ocorreu após denúncias de assédio sexual, incluindo um relato que envolve a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Segundo as acusações, Almeida teria tocado inapropriadamente a ministra e feito comentários com conotações sexuais.

A decisão de Lula foi tomada logo após Rita de Oliveira, número 2 no Ministério dos Direitos Humanos, recusar a sucessão de Almeida e também deixar o governo. Diante da gravidade das denúncias, o Palácio do Planalto divulgou uma nota afirmando que “nenhuma forma de violência contra as mulheres será tolerada”, e que a permanência de Almeida no cargo se tornou “insustentável”.

Almeida nega as acusações e afirma que elas têm o objetivo de prejudicá-lo. Em sua defesa, ele ressaltou seu compromisso com os direitos humanos e afirmou ter solicitado investigações à Procuradoria-Geral da República, ao Ministério da Justiça e à Controladoria-Geral da União. Além disso, a Comissão de Ética da Presidência da República abriu uma apuração oficial sobre o caso.

O governo federal reiterou a seriedade com que o caso está sendo tratado, reforçando seu compromisso com a proteção dos direitos das mulheres.


 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br