A ex-deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) decidiu deixar a vida política e investir em sua consultoria em comunicação, que já faturou R$ 755 mil nas eleições de 2024. Entre seus clientes está Guilherme Boulos (Psol), que concorre à Prefeitura de São Paulo e contratou a D’Ávila & Schaidhauer Consultoria em Comunicação LTDA por R$ 188 mil.
A deputada federal Natália Bastos Bonavides (PT), que disputa a Prefeitura de Natal (RN), investiu R$ 300 mil, enquanto Talíria Petrone (Psol), candidata a um cargo em Niterói (RJ), pagou R$ 160 mil. Além disso, a consultoria foi contratada para as campanhas de dois vereadores em Porto Alegre: Abgail Pereira (PCdoB) por R$ 86,2 mil e Giovani Culau (PCdoB) por R$ 11,2 mil.
Manuela, que enfrentou derrotas nas eleições de 2018 e 2020, declarou que não pretende concorrer a cargos eletivos por um período indefinido. Sua consultoria, criada em julho de 2019, já havia garantido um contrato significativo nas eleições de 2022, com a campanha de Alexandre Kalil (PSD) para o governo de Minas Gerais, no valor de R$ 1,53 milhão.
No entanto, a consultoria alega que um contrato adicional de R$ 1,5 milhão com o diretório municipal do PSD em Belo Horizonte não foi pago. O PSD, por sua vez, informou que desconhece o contrato e a atuação da consultoria, enfatizando que honra todos os compromissos assumidos.
A trajetória política de Manuela D’Ávila é marcada por tentativas frustradas. Ela foi vice de Fernando Haddad em 2018 e já disputou a Prefeitura de Porto Alegre em três ocasiões (2008, 2012 e 2020) sem sucesso. Eleita vereadora em 2004, abandonou o cargo para se tornar deputada federal em 2006.