29.7 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoConta de luz fica mais cara em outubro com bandeira vermelha patamar...

Conta de luz fica mais cara em outubro com bandeira vermelha patamar 2, anuncia Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comunicou nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária será vermelha, patamar 2, em outubro, o que resultará em aumento no custo da conta de luz para os consumidores. Com a mudança, a cobrança adicional será de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A nova tarifa começa a vigorar a partir de 1º de outubro.

A bandeira tarifária vermelha patamar 2 é a mais elevada do sistema de bandeiras criado pela Aneel, e indica condições desfavoráveis para a geração de energia, especialmente em momentos de escassez hídrica, como ocorre atualmente. O fator determinante para a adoção dessa tarifa foi a queda nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e o aumento do preço da energia no mercado ao longo de outubro.

Essa elevação no custo energético ocorre após os consumidores já terem enfrentado bandeira vermelha patamar 1 em setembro, após um período de bandeira verde em agosto e amarela em julho. A sequência de tarifas mais baixas, iniciada em abril de 2022, foi interrompida em julho deste ano devido à piora nas condições de geração de energia.

O sistema de bandeiras tarifárias, implantado pela Aneel em 2015, tem como objetivo informar os consumidores sobre os custos de produção de energia elétrica no país. Quando há necessidade de recorrer a fontes de geração mais caras, como as termelétricas, a bandeira vermelha é acionada.


 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br