21.9 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoCandidatos de direita lideram mais municípios que candidatos de esquerda nas eleições...

Candidatos de direita lideram mais municípios que candidatos de esquerda nas eleições 2024

Levantamento realizado pela Folha de S.Paulo revela que candidatos apoiados por Jair Bolsonaro estão liderando as intenções de voto em um número maior de municípios brasileiros em comparação aos aliados de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2024. Atualmente em campanha em Imperatriz (MA), Bolsonaro observa que, entre os 103 municípios com mais de 200 mil habitantes, 23 têm candidatos de sua base liderando as pesquisas, sendo que 11 estão em primeiro lugar isolados. Em contrapartida, apenas 16 cidades têm candidatos de Lula à frente, com somente cinco em liderança isolada.

Apesar de Lula contar com um maior número de candidatos apoiados — 81 contra 64 de Bolsonaro —, o ex-presidente do PL se destaca nas capitais, liderando as disputas em oito das 26 principais cidades. A Folha destaca que, em algumas capitais, candidatos aliados a Lula estão evitando associar suas campanhas ao ex-presidente, temendo que isso afete negativamente sua aceitação entre os eleitores. Exemplos disso são os prefeitos Eduardo Paes (PSD), do Rio de Janeiro, e João Campos (PSB), do Recife, que buscam a reeleição sem vincular suas campanhas a Lula, buscando garantir vitórias no primeiro turno.

O Partido Liberal (PL) de Bolsonaro se destaca, liderando em 10 das maiores cidades do Brasil, enquanto o Partido dos Trabalhadores (PT) figura em apenas três. Embora ambos os ex-presidentes permaneçam figuras centrais na política brasileira, as eleições municipais de 2024 mostram uma dinâmica local, com as disputas se concentrando em questões regionais e distantes da polarização nacional.

O cenário é similar em grandes capitais como São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba, onde as eleições se concentram em temas municipais, evidenciando uma estratégia dos candidatos de se distanciarem das disputas ideológicas entre Lula e Bolsonaro.

VEJA TAMBÉM 

Pesquisa revela divisão política no Brasil: 29% se identificam com a Direita, 15% de Esquerda e 40% não escolhem nenhum lado


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br