20.4 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoBanco Central lança Pix Automático: veja como vai funcionar a nova forma...

Banco Central lança Pix Automático: veja como vai funcionar a nova forma de pagamento recorrente

Pix Automático é lançado pelo Banco Central: modalidade começa a funcionar em 16 de junho e promete substituir o débito automático


O Banco Central (BC) lançou nesta quarta-feira (4/6) o Pix Automático, uma nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos que permite o agendamento de pagamentos recorrentes diretamente da conta do cliente — sem necessidade de cartão de crédito. A novidade começará a funcionar oficialmente no próximo dia 16 de junho, mas instituições financeiras já podem se preparar para integrar o sistema.

A proposta é facilitar a vida do consumidor, especialmente de quem costuma esquecer de pagar contas mensais ou não possui cartão de crédito. O Pix Automático chega como uma alternativa ao tradicional débito automático, com o diferencial de ser gratuito e com mais flexibilidade para o usuário.


Como vai funcionar o Pix Automático?

O processo será simples e transparente. Confira os principais pontos:

  • Autorização do cliente: O consumidor precisará autorizar previamente cada cobrança e definir regras, como o valor máximo que pode ser debitado automaticamente.
  • Notificações e conferência: Antes da cobrança, o banco enviará uma notificação, e o cliente poderá revisar ou cancelar o pagamento até as 23h59 do dia anterior.
  • Tentativas em caso de saldo insuficiente: Se não houver saldo no momento da cobrança, o sistema tentará debitar o valor por até sete dias, notificando o cliente a cada tentativa.
  • Empresas participantes: O cliente deve verificar se a empresa fornecedora do serviço — como escolas, academias, condomínios ou serviços de streaming — já aderiu ao Pix Automático.

Principais vantagens

  • Gratuito para o cliente final, ao contrário de algumas tarifas cobradas no débito automático tradicional.
  • Maior controle sobre os pagamentos, com possibilidade de ajustar limites e cancelar cobranças.
  • Inclusão financeira, já que não exige cartão de crédito.
  • Transparência, com envio de cobranças antecipadas e conferência via aplicativo bancário.

Para empresas e consumidores

A expectativa do Banco Central é de que o Pix Automático substitua progressivamente o débito automático tradicional, oferecendo um modelo mais moderno e transparente para empresas e clientes. O recurso pode ser adotado por instituições de ensino, academias, condomínios, serviços de internet e streaming, entre outros, ampliando a digitalização das cobranças no país.

Instituições financeiras e fintechs têm até o dia 16 para disponibilizar a nova modalidade em suas plataformas. A adesão será opcional para empresas, mas o BC espera que a praticidade da nova ferramenta estimule uma rápida expansão.


Fique atento:
Nos próximos dias, os bancos devem começar a oferecer a opção do Pix Automático nos seus aplicativos. A recomendação é atualizar o app e acompanhar os comunicados da instituição onde você tem conta.

Leia mais: Banco Central lança Pix Automático: veja como vai funcionar a nova forma de pagamento recorrente

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-116 BR-251 BR-262 BR-365 BR-381 Contagem Corpo de Bombeiros Crime Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Pouso Alegre Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira



CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui