18.6 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoDefesa de Bolsonaro rebate acusações e diz que rascunho de pedido de...

Defesa de Bolsonaro rebate acusações e diz que rascunho de pedido de asilo não indica fuga

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro negou nesta sexta-feira (22) que ele tenha descumprido medidas cautelares, reiterado condutas ilícitas ou planejado deixar o país. A manifestação dos advogados atende à determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que havia dado prazo de 48 horas para explicações sobre relatório da Polícia Federal (PF) que indiciou Bolsonaro e seu filho Eduardo.

Alegações da Polícia Federal

O relatório da PF aponta suposta coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. Entre os elementos citados estão: mensagens trocadas com Eduardo Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia, além de um documento com pedido de asilo político encontrado no celular de Bolsonaro.

Argumentos da defesa

Os advogados Celso Sanchez Vilardi, Paulo A. da Cunha Bueno e Daniel Bettamio Tesser contestaram ponto a ponto as alegações:

  • Rascunho de pedido de asilo: A defesa afirma que o documento, datado de fevereiro de 2024, não caracteriza plano de fuga, sendo antigo e sem qualquer concretização.
  • Contato com Braga Netto: Bolsonaro apenas recebeu uma mensagem do general Walter Souza Braga Netto, sem responder ou manter contato, o que, segundo os advogados, não configura infração.
  • WhatsApp e comunicação com advogado americano: Mensagens trocadas com o advogado Martin de Luca ocorreram antes da aplicação das cautelares e não configuram ilegalidade. O uso do WhatsApp, diferentemente das redes sociais, não estava proibido.
  • Conversas com Eduardo Bolsonaro: Todas ocorreram antes da proibição judicial de contato e foram encerradas assim que a medida foi imposta.
  • Ausência de fatos novos: A defesa argumenta que o relatório da PF não traz elementos inéditos que justifiquem agravamento das cautelares.
  • Lawfare: O documento é classificado como “peça política” que busca desmoralizar Bolsonaro, expondo vida privada e atribuindo fatos não comprovados, inclusive associando depósitos legais a suposta lavagem de dinheiro.

Segundo os advogados, todas as ações de Bolsonaro seguem dentro da legalidade e respeitam as determinações judiciais.

Leia mais: Defesa de Bolsonaro rebate acusações e diz que rascunho de pedido de asilo não indica fuga

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-116 BR-251 BR-262 BR-365 BR-381 Contagem Corpo de Bombeiros Crime Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Pouso Alegre Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui