26.4 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoPF pede afastamento de Toffoli do caso Banco Master após menções em...

PF pede afastamento de Toffoli do caso Banco Master após menções em celular de Vorcaro; ministro nega irregularidades

Até o momento, o STF não divulgou decisão sobre o pedido de suspeição. O caso permanece em segredo de Justiça.

A Polícia Federal (PF) solicitou ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, a suspeição do ministro Dias Toffoli na relatoria do inquérito que investiga supostas fraudes envolvendo o Banco Master. O pedido foi feito após investigadores encontrarem menções a Toffoli no celular de Daniel Vorcaro, dono da instituição financeira.

O aparelho foi apreendido em novembro de 2025, durante a Operação Compliance Zero, mas a perícia só começou após a PF conseguir quebrar a criptografia do celular, já que o banqueiro se recusou a fornecer a senha sob alegação de conter informações privadas. O conteúdo está sob segredo de Justiça.

Segundo informações divulgadas por veículos nacionais, a perícia identificou trocas de mensagens que mencionariam o ministro, além de referências a outras autoridades com foro privilegiado, incluindo ocupantes de cargos no Congresso Nacional.


📌 Pedido foi encaminhado a Fachin

Após ser comunicado pela PF, o presidente do STF abriu procedimento interno e determinou a notificação de Toffoli para que se manifeste sobre o pedido. Caberá a Fachin decidir se o ministro permanecerá como relator do caso.

De acordo com apuração divulgada pela imprensa, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, encaminhou novos pedidos de averiguação ao Supremo após o avanço da perícia.


🗣️ Defesa de Toffoli fala em “ilações”

Em nota oficial, o gabinete de Dias Toffoli afirmou que o pedido da Polícia Federal é juridicamente inadequado e classificou a iniciativa como baseada em “ilações”.

“O gabinete do ministro Dias Toffoli esclarece que o pedido de declaração de suspeição apresentado pela Polícia Federal trata de ilações. Juridicamente, a instituição não tem legitimidade para o pedido, por não ser parte no processo, nos termos do artigo 145 do Código de Processo Civil. Quanto ao conteúdo do pedido, a resposta será apresentada pelo ministro ao presidente da Corte”, informou a assessoria.

Em manifestação anterior, no fim de janeiro, Toffoli já havia declarado que as investigações seguem “de forma regular”, com manutenção dos sigilos necessários.


⚖️ Relatoria sob questionamento

A permanência de Toffoli na relatoria do caso vinha sendo questionada após reportagens apontarem que a PF identificou possíveis irregularidades em um fundo de investimento ligado ao Banco Master. O fundo teria adquirido participação no resort Tayayá, no Paraná, que pertencia a familiares do ministro.

Toffoli também tem sido alvo de críticas por decisões no andamento do inquérito, como a imposição de sigilo e o desmembramento do processo para a primeira instância quando não há autoridades com foro privilegiado envolvidas.

Entre os casos já remetidos à Justiça comum estão:

  • A parte do processo envolvendo Deivis Marcon Antunes, ex-presidente do Rioprevidência, enviada à Justiça Federal do Rio de Janeiro;
  • O trecho que menciona o empresário Nelson Tanure, encaminhado à Justiça de São Paulo.

💰 Investigação pode envolver R$ 17 bilhões

A Operação Compliance Zero apura a suposta concessão de créditos irregulares pelo Banco Master, além de movimentações financeiras consideradas suspeitas, incluindo a tentativa de venda da instituição ao Banco de Brasília (BRB), banco público ligado ao governo do Distrito Federal.

Segundo a PF, o volume das fraudes investigadas pode chegar a R$ 17 bilhões.

O banqueiro Daniel Vorcaro é investigado no inquérito e teve bens e dispositivos eletrônicos apreendidos. O conteúdo extraído do celular segue sob análise pericial.

::: CLIQUE AQUI  E ENTRE PARA O NOSSO GRUPO NO WHATS APP :::

Leia mais: PF pede afastamento de Toffoli do caso Banco Master após menções em celular de Vorcaro; ministro nega irregularidades

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-116 BR-251 BR-262 BR-365 BR-381 Contagem Corpo de Bombeiros Crime Cruzeiro Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui