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Dia Livre de Impostos reforça debate sobre reforma tributária no Brasil

A campanha nacional Dia Livre de Impostos, realizada nesta quinta-feira (6) pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem, visa conscientizar a população, o varejo e o poder público sobre a alta carga tributária no Brasil. Durante a campanha, lojistas de todos os 26 estados e do Distrito Federal (DF) vendem produtos isentos de impostos, oferecendo descontos de até 70%.

Os participantes e empresas de vendas online que aderiram à campanha podem ser encontrados no site oficial do evento, onde os consumidores podem comparar os preços dos produtos e serviços com e sem impostos.

Realizado há 18 anos pela CNDL, o Dia Livre de Impostos busca alertar sobre a alta tributação incidente sobre produtos no Brasil.

José César da Costa, presidente da CNDL, declarou que o Dia Livre de Impostos é ainda mais relevante com o Congresso Nacional discutindo a Reforma Tributária. “O país precisa de um ambiente de negócios menos burocrático e oneroso, com um sistema de arrecadação justo e eficiente, que aumente a competitividade, produtividade e reduza as desigualdades sociais.”

Antonio Corrêa de Lacerda, conselheiro do Conselho Federal de Economia (Cofecon), criticou a distorção da carga tributária no Brasil, que incide mais sobre o consumo do que sobre a renda. “A reforma tributária em andamento representa um avanço, unificando as legislações tributárias dos estados e do DF, e é o início de mudanças necessárias também nos impostos diretos.”

Mais de 100 mil lojas físicas e virtuais participam da campanha em 1,5 mil municípios, incluindo shoppings, restaurantes e prestadores de serviços.

A expectativa da CNDL é que mais de 2 milhões de consumidores sejam beneficiados com os descontos em todo o país.


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