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Gabinete da ousadia do PT usa estrutura do Planalto para orientar influenciadores de Lula

Todos os dias, membros da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, representantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e líderes partidários realizam reuniões matinais para definir os temas a serem abordados nas redes sociais, em uma dinâmica semelhante ao conhecido “gabinete do ódio”. Nestes encontros, estabelecem-se os tópicos e as estratégias que serão adotadas pelas plataformas e perfis vinculados ao PT, direcionando a comunicação do partido.

Essas sessões virtuais ocorrem por volta das 8h e contam com a participação de membros da Secom, representantes do PT nacional e das lideranças partidárias na Câmara e no Senado. Além disso, eventualmente, influenciadores alinhados ao governo são convocados para receber orientações sobre os assuntos de interesse do governo.

Durante as eleições de 2022, a equipe de mídias sociais do PT operava sob o nome “gabinete da ousadia”, uma versão do “gabinete do ódio” associado à administração de Jair Bolsonaro. Desde então, tem-se observado uma atuação intensa de páginas e perfis alinhados ao governo na defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atacando críticos e descredibilizando a mídia.

Embora não haja evidências de transferência de recursos públicos para esses influenciadores, a conexão direta entre o governo e o PT com esses perfis sugere uma coordenação das atividades digitais a partir do Palácio do Planalto. Nos encontros matinais, são discutidos temas como tragédias, ações do governo, pesquisas de aprovação e reações a reportagens jornalísticas.

O deputado Jilmar Tatto (PT-SP), que também atua como secretário nacional de comunicação do partido, revelou a existência dessas reuniões diárias, enfatizando que são baseadas em metodologia e expertise. Ele ressaltou que, às 8h da manhã, membros do PT, da delegação nacional, da liderança partidária e da Secom do governo Lula se reúnem para decidir os temas do dia.

Embora Tatto tenha minimizado a participação diária da Secom nessas reuniões, afirmando que ocorre “às vezes, dependendo do horário”, ele reconheceu a convocação ocasional de influenciadores para alinhá-los com os interesses do governo e do partido. Esses encontros têm como objetivo orientar as redes sociais do PT, englobando sindicatos, movimentos sociais, prefeitos, vereadores e deputados estaduais.


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