20.2 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoBrasil ultrapassa 6 milhões de casos de Dengue; Número de mortes dispara

Brasil ultrapassa 6 milhões de casos de Dengue; Número de mortes dispara

Sob Gestão de Lula e com Nísia Trindade na Saúde, País Vive Epidemia de Dengue

Em 2024, o Brasil registrou mais de 6 milhões de casos de dengue, segundo dados do painel de monitoramento do Ministério da Saúde. Este número representa um aumento expressivo em comparação a 2023, quando o país contabilizou pouco mais de 1,6 milhão de casos.

Os dados revelam que a doença atingiu seu pico em março de 2024, com mais de 1,6 milhão de ocorrências. Em abril, os números se mantiveram elevados, ultrapassando 1,5 milhão de casos. A partir de maio, houve uma redução, com cerca de 960 mil casos confirmados. Em junho, a Organização das Nações Unidas (ONU) destacou que 84% dos casos globais de dengue estavam concentrados no Brasil.

Aumento nas Mortes

Apesar da redução nos casos nos últimos meses, o número de mortes por dengue aumentou drasticamente. Em junho de 2024, foram confirmados 4 mil óbitos, comparados a 1.179 no mesmo período do ano anterior, representando um aumento de 71%. Além disso, mais de 2,8 mil mortes estão sendo investigadas pelo Ministério da Saúde, sob a liderança de Nísia Trindade.

Situação por Estado

Enquanto estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais anunciaram o fim da epidemia, a maioria do país ainda enfrenta uma situação alarmante. São Paulo registra mais de 1,1 mil óbitos, representando mais de 25% do total nacional. O estado também ocupa a segunda posição em número de notificações, com 1,8 milhão de casos, atrás apenas de Minas Gerais, com 1,6 milhão de registros.

Quase metade dos casos, totalizando mais de 2,9 milhões, ocorrem na faixa etária de 20 a 49 anos. Os jovens de 20 a 29 anos são os mais afetados, com mais de 1 milhão de casos. Pessoas de 30 a 39 anos vêm em seguida, com mais de 900 mil casos.

Distribuição Regional

A região Sudeste lidera com mais de 3,8 milhões de casos, seguida pela região Sul com pouco mais de 1,1 milhão. A região Centro-Oeste registrou 600 mil casos, o Nordeste 321 mil, e a região Norte mais de 48 mil.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br