29.7 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoLula admite "falcatrua em empresa" como motivo para anulação de leilão de...

Lula admite “falcatrua em empresa” como motivo para anulação de leilão de arroz importado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou que o leilão para compra de arroz importado foi cancelado devido a uma “falcatrua em uma empresa”. Em entrevista à Rádio Meio FM, de Teresina, Piauí, nesta sexta-feira (21), Lula explicou que tomou a decisão de importar 1 milhão de toneladas de arroz, mas o processo foi interrompido após a identificação de irregularidades. O objetivo era garantir que o produto chegasse à mesa do povo por um preço acessível.

“O arroz tem que chegar na mesa do povo no mínimo a R$ 20 o pacote de cinco quilos. Não dá pra ser um preço exorbitante”, argumentou o presidente. Lula também mencionou planos de financiar áreas produtivas de arroz em diferentes estados para diversificar a produção e assegurar estabilidade nos preços.

O governo federal decidiu importar arroz em resposta às fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, que dificultaram o transporte do grão para outras regiões do Brasil, o que poderia resultar em aumento dos preços.

A inexperiência das empresas vencedoras no mercado de cereais e o papel da Bolsa de Mercadorias de Mato Grosso (BMT) e da Foco Corretora de Grãos na intermediação da venda foram motivos de preocupação no leilão. Essas empresas foram estabelecidas em 2023 por Robson Luiz de Almeida França, ex-assessor de Neri Geller, então secretário de Política Agrícola do governo federal. França também é sócio de Marcelo Geller, filho de Neri, em outra empresa recentemente criada.

As relações de França com figuras proeminentes no setor agrícola levantaram questões sobre a transparência e idoneidade do processo de leilão.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br