23 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoCortes Orçamentários -  ANP reduz coletas semanais de preços de combustíveis

Cortes Orçamentários –  ANP reduz coletas semanais de preços de combustíveis

Os cortes orçamentários afetaram a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que anunciou a redução da abrangência da pesquisa do Levantamento de Preços de Combustíveis (LPC). Em nota divulgada nesta segunda-feira (1º), a ANP informou sobre um termo aditivo com a empresa responsável pelo serviço, ajustando o contrato aos cortes orçamentários recentes.

Anteriormente, a pesquisa incluía 10.920 postos revendedores de combustíveis em 459 cidades. A partir deste mês, as coletas semanais serão reduzidas para 6.255 (-43%), abrangendo 358 cidades para combustíveis automotivos, das quais 92 também terão pesquisa para o gás de cozinha (GLP).

A ANP esclareceu que a seleção das localidades excluídas levou em conta critérios para minimizar os impactos negativos, mantendo todas as capitais no levantamento e considerando os volumes comercializados nas outras localidades para preservar a representatividade.

A partir de janeiro de 2025, o termo aditivo prevê a expansão parcial da abrangência do LPC, abrangendo 417 localidades com 8.988 coletas semanais. A ANP mencionou que entre 2003 e 2007, o LPC coletou preços em 22.880 postos em 555 cidades, mas devido a cortes recorrentes, tem reduzido gradualmente a abrangência e representatividade da pesquisa.

A redução atual segue a Resolução de Diretoria da ANP nº 419/2024, relacionada a termos aditivos de supressão contratual devido às restrições orçamentárias impostas pela Portaria GM/MPO nº 63, de 8 de março de 2024.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br