20.2 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoAvaliação positiva do STF cai 17 pontos percentuais desde o fim da...

Avaliação positiva do STF cai 17 pontos percentuais desde o fim da gestão Bolsonaro

A pesquisa, divulgada no sábado (1º), também mostrou um aumento na percepção negativa do STF.

Uma pesquisa recente do PoderData revelou que apenas 14% dos brasileiros consideram o trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF) como bom ou ótimo. Este número representa uma queda significativa de 17 pontos percentuais em comparação com os 31% registrados em dezembro de 2022, no último mês da presidência de Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisa, divulgada no sábado (1º), também mostrou um aumento na percepção negativa do STF. Em dezembro de 2022, 40% dos entrevistados classificavam o trabalho da Corte como ruim ou péssimo. Esse número caiu para 31% em junho de 2023, mas voltou a subir para 42% na pesquisa mais recente. Além disso, 33% dos entrevistados avaliaram o trabalho como regular, enquanto 11% não souberam opinar.

A percepção do STF é mais negativa do que positiva entre os eleitores de ambos os candidatos das últimas eleições presidenciais. Entre os que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 42% consideram o desempenho dos ministros ruim ou péssimo, 34% o veem como regular e 14% o avaliam como bom ou ótimo, com 10% não expressando opinião.

Entre os eleitores de Bolsonaro, 40% classificam o trabalho da Corte como ruim ou péssimo, 32% acham regular e 15% consideram bom ou ótimo, com 13% não opinando.

A pesquisa do PoderData foi realizada entre os dias 25 e 27 de maio, com uma margem de erro de dois pontos percentuais. Foram entrevistadas duas mil pessoas por telefone em 211 municípios de todas as 27 unidades da Federação.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br