24.7 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoBoulos será relator de pedido de cassação de Janones por suposta 'rachadinha'...

Boulos será relator de pedido de cassação de Janones por suposta ‘rachadinha’  

A representação está fundamentada em áudios divulgados pelo site Metrópoles

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) foi designado como relator da representação apresentada pelo PL que solicita a cassação de André Janones (Avante-MG), também deputado federal, por suposto envolvimento em práticas de “rachadinha” em seu escritório parlamentar.

Nesta quarta-feira, 17, o deputado federal Chico Alencar (Psol-RJ), então responsável provisório pelo Conselho de Ética da Câmara, anunciou que o PL acusa Janones de “quebra de decoro parlamentar e condutas ilegais e incompatíveis com o cargo”.

Ao selecionar o relator para o processo no colegiado, é realizado um sorteio para formar uma lista de três nomes, excluindo parlamentares do mesmo estado, partido ou bloco de Janones, além dos membros do PL, partido responsável pela representação.

A representação está fundamentada em áudios divulgados pelo site Metrópoles, nos quais André Janones supostamente solicita parte do salário de seus funcionários para quitar dívidas de campanha, prática conhecida como “rachadinha”. Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) está conduzindo uma investigação sobre o caso.

Em dezembro de 2023, o STF iniciou a investigação atendendo a uma solicitação da Procuradoria-Geral da República, autorizando posteriormente a quebra dos sigilos bancário e fiscal de André Janones em fevereiro deste ano.

Janones negou as acusações de conduta imprópria, argumentando que o requerimento foi feito antes de sua eleição em 2018, para pessoas que não faziam parte de sua equipe na época. Ele também negou ter recebido os montantes em questão, afirmando que a conduta foi vetada por sua advogada.

Ex-colaboradores de Janones afirmaram que eram obrigados a doar uma porcentagem de seus salários, sendo a atual prefeita de Ituiutaba, Minas Gerais, Leandra Guedes, apontada como responsável pelas retiradas.

O partido que move a acusação contra o deputado também o acusa de disseminar notícias falsas durante as eleições de 2022. Janones é autor de um livro que descreve sua participação na campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano anterior, segundo informações da Revista Oeste.


[banner id=”303

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br