20.8 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoCRISE NO ORIENTE MÉDIO - Bombardeio a escolas em Gaza deixa 17...

CRISE NO ORIENTE MÉDIO – Bombardeio a escolas em Gaza deixa 17 mortos e aumenta tensão com Hezbollah que lança foguetes contra Israel

Um bombardeio israelense em um complexo escolar de Gaza resultou na morte de 17 pessoas neste sábado (3 de agosto), de acordo com a Defesa Civil da Faixa de Gaza. A agência informou que o número de mortos subiu de 10 para 17 e que várias pessoas ficaram feridas no ataque à escola de Hamama, que abrigava deslocados pela guerra.

O Exército israelense confirmou o ataque, alegando que o alvo era um centro de comando e controle do Hamas instalado no complexo escolar. “Do local, eles planejaram e executaram diversos atentados terroristas contra soldados israelenses. Além disso, no complexo foram fabricadas e armazenadas armas do Hamas”, afirmou um comunicado militar de Israel.

Israel frequentemente acusa o Hamas de usar instalações civis para operações militares, algo que o grupo palestino nega.

Hezbollah Dispara Chuva de Foguetes Contra Norte de Israel

Palestinian rescuers extinguish a fire in a destroyed building following Israeli bombardment which hit a school complex, including the Hamama and al-Huda schools, in the Sheikh Radwan neighbourhood in the north of Gaza City on August 3, 2024, amid the ongoing conflict between Israel and the militant Hamas group. (Photo by Omar AL-QATTAA / AFP)Em resposta aos recentes bombardeios israelenses no sul do Líbano, o grupo armado libanês Hezbollah lançou dezenas de foguetes contra o norte de Israel na madrugada deste domingo (4), noite de sábado no Brasil. Os ataques atingiram a comunidade agrícola de Beit Hillel, perto da fronteira libanesa e das Colinas de Golã.

Segundo relatos da imprensa israelense, vários projéteis foram interceptados pelo sistema de defesa Domo de Ferro, mas alguns atingiram o solo, causando focos de incêndio. Não há informações sobre vítimas ou danos significativos.

Os ataques ocorrem em um momento de alta tensão no Oriente Médio, com os Estados Unidos e o Reino Unido aconselhando seus cidadãos a deixarem o Líbano. “As tensões estão elevadas e a situação pode se deteriorar rapidamente. Minha mensagem aos cidadãos britânicos ali (Líbano) é clara: saiam já”, disse o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy.

Contexto da Guerra em Gaza e no Líbano

A guerra na Faixa de Gaza começou em 7 de outubro, quando milicianos do Hamas mataram 1.197 pessoas no sul de Israel. Até agora, a ofensiva israelense contra Gaza já resultou em 39.550 mortos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.

Ao norte, Israel e Hezbollah, aliado do Hamas e do Irã, vêm travando uma guerra de atrito. Na semana passada, um projétil atingiu um campo de futebol em Majdal Shams, nas Colinas de Golã, matando 12 pessoas, incluindo crianças. Israel culpou o Hezbollah, que negou a autoria.

Mortes de Lideranças do Hamas

Recentemente, Israel realizou ataques contra lideranças do Hamas. Na terça-feira (30), um ataque matou o comandante operacional do grupo, Fuad Shukr, em Beirute. No dia seguinte, o líder da ala política do Hamas foi assassinado em Teerã, horas após participar da posse do novo presidente iraniano, Masoud Pezeshkian. Irã e Hamas prometeram retaliação contra Israel, que não confirmou nem negou a responsabilidade pelos ataques.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br