23.8 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoDívida Bruta do Governo Geral atinge 75,7% do PIB em março, mostra...

Dívida Bruta do Governo Geral atinge 75,7% do PIB em março, mostra Banco Central

A Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) também apresentou um aumento, atingindo 61,1% do PIB em março, em comparação com os 60,9% registrados em fevereiro.

Os dados divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira revelam que a Dívida Bruta do Governo Geral alcançou R$ 8,347 trilhões em março de 2024, representando 75,7% do Produto Interno Bruto (PIB). Esse aumento, em comparação com os meses anteriores, ressalta uma tendência de crescimento contínuo, com um acréscimo de 1,3 pontos percentuais desde dezembro de 2023.

O relatório do Banco Central também destaca que o pico da série histórica da dívida bruta foi registrado em dezembro de 2020, atingindo 87,6% do PIB, devido às medidas fiscais adotadas no início da pandemia de Covid-19. Em contrapartida, em dezembro de 2013, a dívida bruta era de 51,5% do PIB, marcando um período de menor endividamento.

A Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) também apresentou um aumento, atingindo 61,1% do PIB em março, em comparação com os 60,9% registrados em fevereiro. Esse indicador considera as reservas internacionais do Brasil, resultando em valores menores em relação à dívida bruta. O contínuo crescimento desses índices destaca a importância de medidas para o controle fiscal e a sustentabilidade econômica do país.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br